É sempre importante estimular os alunos a pensar e criticar as informações que chegam até nós. Vivemos em mundo de muitos dados e pouco raciocínio. Não conhecia o termo transnumeração. Acho uma temática extremamente relevante e o uso da tecnologia como uma ferramenta de apoio à análise estimula a utilização de celulares, computadores e outros objetos para além das redes sociais. Bom trabalho no doutorado!
Caros colegas, para situar a discussão, desde já agradecendo aos colegas que já leram a apresentação disponibilizada, gostaria pontuar que, na apresentação trazemos estudos iniciais de uma investigação de doutorado em desenvolvimento no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). neste estudo focamos os processos de
construção do pensamento estatístico, em específico, os da Transnumeração mediados pela utilização de tecnologias digitais.
Eliane Bihuna de Azevedo este projeto em desenvolvimento prevê a aplicação de sequências de atividades com alunos de uma 3ª serie do Ensino Médio de uma escola pública da do estado de São Paulo.
Parabéns pelo trabalho! Ainda não havia pensando acerca do conceito de transnumeração...
Seu trabalho me remeteu a reflexão acerca da forma como se tem abordado a estatística e a compreensão de dados nas escolas, especialmente no Ensino Médio. A minha percepção é de que o ensino de estatística pauta-se mais sobre o ensino de regras (cálculo de média, moda, mediana, desvio padrão, ...) sem a necessária compreensão dos significados associados a esses conceitos. Somos hoje bombardeados com informações nas mídias sociais que envolvem dados estatísticos cuja interpretação leva a verdadeiros equívocos... Acredito que seu trabalho (doutorado especialmente!) será de grande contribuição para as necessárias reflexões nesse âmbito!
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
É sempre importante estimular os alunos a pensar e criticar as informações que chegam até nós. Vivemos em mundo de muitos dados e pouco raciocínio. Não conhecia o termo transnumeração. Acho uma temática extremamente relevante e o uso da tecnologia como uma ferramenta de apoio à análise estimula a utilização de celulares, computadores e outros objetos para além das redes sociais. Bom trabalho no doutorado!
Olá Ronaldo, estou acompanhado!
Caros colegas, para situar a discussão, desde já agradecendo aos colegas que já leram a apresentação disponibilizada, gostaria pontuar que, na apresentação trazemos estudos iniciais de uma investigação de doutorado em desenvolvimento no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). neste estudo focamos os processos de
construção do pensamento estatístico, em específico, os da Transnumeração mediados pela utilização de tecnologias digitais.
Eliane Bihuna de Azevedo este projeto em desenvolvimento prevê a aplicação de sequências de atividades com alunos de uma 3ª serie do Ensino Médio de uma escola pública da do estado de São Paulo.
Oi, José Ronaldo!
Um tema interessante. A estatística faz parte do nosso dia a dia e é de suma importância saber interpretar criticamente as informações recebidas.
Com relação ao seu trabalho, já definiu qual será o seu público? Ou melhor, em que série/nível de ensino desenvolverá a pesquisa.
Jaqueline observe que temos que considerar também as implicações das tecnologias nesses processos de construção do pensamento estatístico.
Parabéns pelo trabalho! Ainda não havia pensando acerca do conceito de transnumeração...
Seu trabalho me remeteu a reflexão acerca da forma como se tem abordado a estatística e a compreensão de dados nas escolas, especialmente no Ensino Médio. A minha percepção é de que o ensino de estatística pauta-se mais sobre o ensino de regras (cálculo de média, moda, mediana, desvio padrão, ...) sem a necessária compreensão dos significados associados a esses conceitos. Somos hoje bombardeados com informações nas mídias sociais que envolvem dados estatísticos cuja interpretação leva a verdadeiros equívocos... Acredito que seu trabalho (doutorado especialmente!) será de grande contribuição para as necessárias reflexões nesse âmbito!