Concordo com a afirmação de que trabalhar com tecnologias não é apenas mudar do papel para o digital, mas mudar formas de ensinar e aprender. Tenho trabalhado isso em minha pequisa de Doutorado e, especificamente em matemática, acredito que práticas na perspectiva de exploração e investigação (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2016) vão ao encontro dessa ideia de mudança no modo de produzir conhecimento possibilitada pelas tecnologias.
Entendi que a proposta de seu trabalho é apresentar uma pesquisa documental acerca de aspectos de letramento digital constantes na BNCC, mas gostaria de saber se em suas pesquisas de Doutorado ou em outros trabalhos realizados, vocês já desenvolveram alguma prática de sala de aula com atividades nessa perspectiva de promover o letramento digital dos alunos? Se sim, poderiam falar um pouco dessa experiência?
abraços
Referência:
- PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas em Sala de Aula. 3.
ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 160 p.
Jaqueline, parabéns pela relevância do trabalho. Super atual e pertinente. Quero ler a versão finalizada!
A questão do letramento digital passa também pela formação dos professores, não é mesmo? "Ler" a tecnologia vai muito além de saber utilizá-la, não é mesmo? Uma preocupação e um objetivo que tenho com meus alunos de licenciatura é oportunizar a apropriação de tecnologias digitais. Por isso, todo semestre proponho alguma atividade que envolva o uso pedagógico de tecnologias digitais.
Olá! Parabéns pela proposta apresentada. Considerei relevante e muito pertinente a reflexão trazida, principalmente, pensando em letramento digital na Educação Infantil. Abraços
Olá, sou Francieli Motter Ludovico, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS e professora do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos.
Elaborei esse trabalho juntamente com a Profª Ma. Jaqueline Molon, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS. É professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.
Nosso trabalho objetiva discutir de que forma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) articula os conceitos e procedimentos inerentes a cada área de conhecimento nos diferentes níveis escolares com a TDIC levando em consideração os aspectos elencados quanto ao desenvolvimento da criticidade e autonomia necessários aos estudantes na Sociedade da Informação.
Convidamos a todos para discutir conosco sobre a temática.
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Boa tarde Jaqueline e Francieli!
Achei muito interessante o trabalho de vocês.
Concordo com a afirmação de que trabalhar com tecnologias não é apenas mudar do papel para o digital, mas mudar formas de ensinar e aprender. Tenho trabalhado isso em minha pequisa de Doutorado e, especificamente em matemática, acredito que práticas na perspectiva de exploração e investigação (PONTE; BROCARDO; OLIVEIRA, 2016) vão ao encontro dessa ideia de mudança no modo de produzir conhecimento possibilitada pelas tecnologias.
Entendi que a proposta de seu trabalho é apresentar uma pesquisa documental acerca de aspectos de letramento digital constantes na BNCC, mas gostaria de saber se em suas pesquisas de Doutorado ou em outros trabalhos realizados, vocês já desenvolveram alguma prática de sala de aula com atividades nessa perspectiva de promover o letramento digital dos alunos? Se sim, poderiam falar um pouco dessa experiência?
abraços
Referência:
- PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas em Sala de Aula. 3.
ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 160 p.
Jaqueline, parabéns pela relevância do trabalho. Super atual e pertinente. Quero ler a versão finalizada!
A questão do letramento digital passa também pela formação dos professores, não é mesmo? "Ler" a tecnologia vai muito além de saber utilizá-la, não é mesmo? Uma preocupação e um objetivo que tenho com meus alunos de licenciatura é oportunizar a apropriação de tecnologias digitais. Por isso, todo semestre proponho alguma atividade que envolva o uso pedagógico de tecnologias digitais.
Um abraço.
Lidiane (mediadora Colbeduca)
Olá! Parabéns pela proposta apresentada. Considerei relevante e muito pertinente a reflexão trazida, principalmente, pensando em letramento digital na Educação Infantil. Abraços
Olá, sou Francieli Motter Ludovico, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS e professora do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos.
Elaborei esse trabalho juntamente com a Profª Ma. Jaqueline Molon, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS. É professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.
Nosso trabalho objetiva discutir de que forma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) articula os conceitos e procedimentos inerentes a cada área de conhecimento nos diferentes níveis escolares com a TDIC levando em consideração os aspectos elencados quanto ao desenvolvimento da criticidade e autonomia necessários aos estudantes na Sociedade da Informação.
Convidamos a todos para discutir conosco sobre a temática.