Lisiane!! Parabéns pelo trabalho! Parabéns por este olhar cuidadoso e atento. Faz- se urgente pesquisas como a tua para que possamos qualificar o conhecimento e a atuação com nossos pequenos!!!
Que pesquisa necessária. Obrigado pela contribuição científica para um campo que em muitos casos encontra-se pouco resolvido ou emana inúmeros questionamentos. A beleza é aparente no cuidado ao pensar esse brincar letrado para e com as crianças, com respeito e zelo. Parabéns!
Lisiane Querida!!! Maravilhoso seu trabalho!!! Aliás sou sua admiradora há muito tempo!!! Adoraria estar mais perto de você para aproveitar tudo que faz e ensina por onde passa... Parabéns! Parabéns! Parabéns! Amiga querida.. Grande abraço... Sou sua fã...
O campo de discussão da Educação Infantil ficou ainda mais potencializado pelas considerações no fórum e pela apresentação do trabalho! O desenvolvimento curricular nesse contexto e as discussões pontuais sobre o currículo destacam a atuação dos sujeitos nesse processo. Parabenizo a participação dos colegas com suas considerações e especialmente os autores do trabalho! Abraços em todos/as!
Lisi, parabéns! Tua provocação é importantíssima para o campo da Educação Infantil. A reflexão sobre o desenvolvimento de um trabalho ético, estético e político, de escuta às narrativas orais das crianças, é imprescindível para o desenvolvimento de uma proposta de Educação Infantil realmente pautada sobre o eixo das interações e brincadeiras. Tuas contribuições certamente nos fazem pensar o currículo na Educação Infantil, um currículo que se mostra sensível às vozes infantis e à estruturação do pensamento narrativo polifônico construído através das narrativas orais das crianças!! Mais uma vez, Parabéns!! Um grande abraço!!!
Lisiane, muito necessária a reflexão no atual contexto em que vivemos. O desenvolvimento da oralidade é fundamental para o desenvolvimento da criança. Muitas das dificuldades presentes nos anos iniciais são decorrentes da pouca oralidade de nossas crianças. Parabéns por estar trazendo à luz esta temática. Bjs, Adriana.
Olá Profª Lisiane e Prof.Rodrigo. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Na constituição da Educação Infantil os embates epistemológicos e práticos entre as concepções do cuidar, brincar e aprender são históricos. Concomitante a esse processo, as aproximações teórico-metodológicas entre essas concepções também o são. O trabalho inicialmente destaca essas aproximações ao trazer à tona para a discussão a produção das narrativas orais infantis por meio da mediação literária e do brincar letrado das crianças pré-escolares. Aliás, mais do que aproximações, traz para a pauta as potentes interlocuções entre o brincar e o letrar como ações indissociáveis.
Mais ainda, situa os estudos a partir das proposições da BNCC, que como temos conhecimento, constituiu-se problemática no seu campo de produção e influência. Assim, apesar da problemática, precisamos potencializar outras discussões para além desse eixo.
E abordar as implicações e os efeitos das práticas de letramento pelo viés da mediação literária e do brincar letrado, tendo como eixo a produção de narrativas orais é um contributo tanto para o campo epistêmico quanto para o campo da prática onde a política é submetida à interpretação e recriação.
Os seus esclarecimentos pontuais no fórum, a partir dos questionamentos e contribuições dos colegas participantes também refletem a importância da temática tanto para pesquisadores, quanto para professores e profissionais da área de atuação.
Importante destacar contributo para o “olhar” direcionado para o desenvolvimento do vocabulário das crianças, sua capacidade expressiva, narratividade e imaginação, que permitam mediações vivenciais na Educação Infantil.
Como destacou o Rafael, é um trabalho potente e de grande relevância para a Educação Infantil!
Parabéns, um trabalho potente e de grande relevância pra educação infantil. Precisamos de mais trabalhos assim, que mostrem estratégias para as crianças poderem aprender brincando.
Parabéns pelo trabalho! Ele me gerou uma reflexão... Como proporcionar na prática o letramento na E.I. sem correr o risco de escolarizar nossas crianças?
Parabéns @lisianetebaldi !Como professor de pré-escola, vivencio as práticas de brincar letrado com meus alunos, a relevância do tema é primordial para a reflexão das práticas com crianças pré-escolares. Sucesso na tua pesquisa!Aguardarei mais publicações sobre o tema.
Pesquisa muito interessante e necessária para se pensar em estratégias não só mais adequadas para as crianças que frequentam a pré-escola, mas também interessantes e desafiadoras! Parabéns!
Olá, sou Lisiane Rossatto Tebaldi, orientadora pedagógica da Educação Infantil em uma escola da rede privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Sou Mestranda em Educação na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho.
O trabalho apresentado é decorrente de uma pesquisa, ainda em curso, que busca investigar a produção das narrativas orais das crianças pré-escolares por meio da mediação literária e do brincar letrado.
Nesta apresentação, nosso intuito é discutir as implicações e os efeitos das práticas de letramento na pré-escola, a partir da análise do campo de experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação" apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, assim, como dos demais documentos curriculares. Convidamos a todos para participarem da discussão acerca do assunto abordado. Desde já, agradecemos as contribuições!
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Lisiane!! Parabéns pelo trabalho! Parabéns por este olhar cuidadoso e atento. Faz- se urgente pesquisas como a tua para que possamos qualificar o conhecimento e a atuação com nossos pequenos!!!
Que pesquisa necessária. Obrigado pela contribuição científica para um campo que em muitos casos encontra-se pouco resolvido ou emana inúmeros questionamentos. A beleza é aparente no cuidado ao pensar esse brincar letrado para e com as crianças, com respeito e zelo. Parabéns!
Lisiane Querida!!! Maravilhoso seu trabalho!!! Aliás sou sua admiradora há muito tempo!!! Adoraria estar mais perto de você para aproveitar tudo que faz e ensina por onde passa... Parabéns! Parabéns! Parabéns! Amiga querida.. Grande abraço... Sou sua fã...
O campo de discussão da Educação Infantil ficou ainda mais potencializado pelas considerações no fórum e pela apresentação do trabalho! O desenvolvimento curricular nesse contexto e as discussões pontuais sobre o currículo destacam a atuação dos sujeitos nesse processo. Parabenizo a participação dos colegas com suas considerações e especialmente os autores do trabalho! Abraços em todos/as!
Lisi, parabéns! Tua provocação é importantíssima para o campo da Educação Infantil. A reflexão sobre o desenvolvimento de um trabalho ético, estético e político, de escuta às narrativas orais das crianças, é imprescindível para o desenvolvimento de uma proposta de Educação Infantil realmente pautada sobre o eixo das interações e brincadeiras. Tuas contribuições certamente nos fazem pensar o currículo na Educação Infantil, um currículo que se mostra sensível às vozes infantis e à estruturação do pensamento narrativo polifônico construído através das narrativas orais das crianças!! Mais uma vez, Parabéns!! Um grande abraço!!!
Lisiane, muito necessária a reflexão no atual contexto em que vivemos. O desenvolvimento da oralidade é fundamental para o desenvolvimento da criança. Muitas das dificuldades presentes nos anos iniciais são decorrentes da pouca oralidade de nossas crianças. Parabéns por estar trazendo à luz esta temática. Bjs, Adriana.
Parabéns pela excelente temática! Muito oportuna para o contexto atual, assim como pelo espaço de reflexão tecido.
Parabéns!
Olá Profª Lisiane e Prof.Rodrigo. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Na constituição da Educação Infantil os embates epistemológicos e práticos entre as concepções do cuidar, brincar e aprender são históricos. Concomitante a esse processo, as aproximações teórico-metodológicas entre essas concepções também o são. O trabalho inicialmente destaca essas aproximações ao trazer à tona para a discussão a produção das narrativas orais infantis por meio da mediação literária e do brincar letrado das crianças pré-escolares. Aliás, mais do que aproximações, traz para a pauta as potentes interlocuções entre o brincar e o letrar como ações indissociáveis.
Mais ainda, situa os estudos a partir das proposições da BNCC, que como temos conhecimento, constituiu-se problemática no seu campo de produção e influência. Assim, apesar da problemática, precisamos potencializar outras discussões para além desse eixo.
E abordar as implicações e os efeitos das práticas de letramento pelo viés da mediação literária e do brincar letrado, tendo como eixo a produção de narrativas orais é um contributo tanto para o campo epistêmico quanto para o campo da prática onde a política é submetida à interpretação e recriação.
Os seus esclarecimentos pontuais no fórum, a partir dos questionamentos e contribuições dos colegas participantes também refletem a importância da temática tanto para pesquisadores, quanto para professores e profissionais da área de atuação.
Importante destacar contributo para o “olhar” direcionado para o desenvolvimento do vocabulário das crianças, sua capacidade expressiva, narratividade e imaginação, que permitam mediações vivenciais na Educação Infantil.
Como destacou o Rafael, é um trabalho potente e de grande relevância para a Educação Infantil!
Parabéns, um trabalho potente e de grande relevância pra educação infantil. Precisamos de mais trabalhos assim, que mostrem estratégias para as crianças poderem aprender brincando.
Parabéns pelo trabalho! Ele me gerou uma reflexão... Como proporcionar na prática o letramento na E.I. sem correr o risco de escolarizar nossas crianças?
Parabéns @lisianetebaldi !Como professor de pré-escola, vivencio as práticas de brincar letrado com meus alunos, a relevância do tema é primordial para a reflexão das práticas com crianças pré-escolares. Sucesso na tua pesquisa!Aguardarei mais publicações sobre o tema.
Pesquisa muito interessante e necessária para se pensar em estratégias não só mais adequadas para as crianças que frequentam a pré-escola, mas também interessantes e desafiadoras! Parabéns!
Olá, sou Lisiane Rossatto Tebaldi, orientadora pedagógica da Educação Infantil em uma escola da rede privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Sou Mestranda em Educação na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho.
O trabalho apresentado é decorrente de uma pesquisa, ainda em curso, que busca investigar a produção das narrativas orais das crianças pré-escolares por meio da mediação literária e do brincar letrado.
Nesta apresentação, nosso intuito é discutir as implicações e os efeitos das práticas de letramento na pré-escola, a partir da análise do campo de experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação" apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, assim, como dos demais documentos curriculares. Convidamos a todos para participarem da discussão acerca do assunto abordado. Desde já, agradecemos as contribuições!
Parabéns, pela pesquisa! Gostaria de compreender um pouco mais sobre o brincar letrado que você utiliza.