Já tinha ouvido falar do seu trabalho com os games, mas ainda não tinha lido a respeito da possibilidade de criação desses games com os alunos.
Foi muito bom poder compreender um pouco mais sobre esse processo de gamificação. Os slides apresentaram sua proposta de forma clara, foi agradável ler.
Gostaria de ler mais trabalhos seus para entender mais a respeito e poder pensar em práticas nessa concepção.
Em discussões na área de educação fala-se muito em tornar os alunos ativos no processo de produção de conhecimento, então acredito que seu trabalho é um bom exemplo de como criar possibilidades de os alunos participarem ativamente desse processo sendo com a tecnologia, nesse processo de produção e de ação com os games.
Olá Cristiano Natal Tonéis e Rosa Monteiro Paulo, muito interessante o trabalho de vocês. Gostaria de saber se vocês já desenvolveram ou desenvolvem projetos envolvendo jogos para educação.
Cristiano, achei muito interessante a proposta de vocês. Particularmente sou adepto da metodologia de gamificação, creio que é uma ótima abordagem para engajar os estudantes nas atividades de aula, buscando aproximar o conteúdo de experiências semelhantes que estes tem em seus jogos digitais. Ótimo trabalho!
Fiquei curioso para ver os produtos da aplicação da oficina, terias alguns prints para disponibilizar?
Meu nome é Cristiano Tonéis, este trabalho é fruto de um minicurso realizado durante meu postdoc junto a UNESP de Guaratinguetá com a supervisão da Profa. Rosa Monteiro Paulo. Eu sou de São Paulo capital e Professor junto FIAP nos cursols de Engenharia Mecatronica, tenho experiencias em games e processos de gamificação e a Profa Rosa de Guaratinguetá/SP é Professor ajunto a UNESP e pesquisadora em tecnologias digitais e FEM - Fenomenologia e Educação Matemática. Nosso objetivo foi apresentar aos alunos da graduação em matemática uma visão geral para produção de games de modo multidisciplinar e multimodal. Juntamente com o mini curso foi realizado uma palestra pela qual enunciei aspectos dos jogos digitais que podem colaborar em processos de produção de conhecimentos, em todas as áreas, e com um olhar para educação matemática. Convido todos a lerem nossa apresentação, deixamos de forma mais visual com a finalidade de suscitar questionamentos e reflexões que assim norteados contribuirão para possibilidade de produção de games por "não especialistas" em games. Bem vindos!
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Olá Cristiano!
Parabéns pelo seu trabalho! Gostei bastante dele.
Já tinha ouvido falar do seu trabalho com os games, mas ainda não tinha lido a respeito da possibilidade de criação desses games com os alunos.
Foi muito bom poder compreender um pouco mais sobre esse processo de gamificação. Os slides apresentaram sua proposta de forma clara, foi agradável ler.
Gostaria de ler mais trabalhos seus para entender mais a respeito e poder pensar em práticas nessa concepção.
Em discussões na área de educação fala-se muito em tornar os alunos ativos no processo de produção de conhecimento, então acredito que seu trabalho é um bom exemplo de como criar possibilidades de os alunos participarem ativamente desse processo sendo com a tecnologia, nesse processo de produção e de ação com os games.
abraço
Cristiano e Rosa,
Gostaria de saber um pouco mais sobre o contexto do estudo apresentado: é uma pesquisa de mestrado/doutorado? Quem são os sujeitos envolvidos?
Um abraço.
Lidiane (mediadora Colbeduca)
Olá Cristiano Natal Tonéis e Rosa Monteiro Paulo, muito interessante o trabalho de vocês. Gostaria de saber se vocês já desenvolveram ou desenvolvem projetos envolvendo jogos para educação.
Cristiano, achei muito interessante a proposta de vocês. Particularmente sou adepto da metodologia de gamificação, creio que é uma ótima abordagem para engajar os estudantes nas atividades de aula, buscando aproximar o conteúdo de experiências semelhantes que estes tem em seus jogos digitais. Ótimo trabalho!
Fiquei curioso para ver os produtos da aplicação da oficina, terias alguns prints para disponibilizar?
Meu nome é Cristiano Tonéis, este trabalho é fruto de um minicurso realizado durante meu postdoc junto a UNESP de Guaratinguetá com a supervisão da Profa. Rosa Monteiro Paulo. Eu sou de São Paulo capital e Professor junto FIAP nos cursols de Engenharia Mecatronica, tenho experiencias em games e processos de gamificação e a Profa Rosa de Guaratinguetá/SP é Professor ajunto a UNESP e pesquisadora em tecnologias digitais e FEM - Fenomenologia e Educação Matemática. Nosso objetivo foi apresentar aos alunos da graduação em matemática uma visão geral para produção de games de modo multidisciplinar e multimodal. Juntamente com o mini curso foi realizado uma palestra pela qual enunciei aspectos dos jogos digitais que podem colaborar em processos de produção de conhecimentos, em todas as áreas, e com um olhar para educação matemática. Convido todos a lerem nossa apresentação, deixamos de forma mais visual com a finalidade de suscitar questionamentos e reflexões que assim norteados contribuirão para possibilidade de produção de games por "não especialistas" em games. Bem vindos!