TOlá Edislana. Parabéns pelo trabalho. Também aguardarei a aplicação das atividades em sala de aula. É muito importante/interessante confrontar o que a teoria aponta com o que aparece na sala de aula. Enriquece a teoria e pode modificar a sala de aula.
A realização das atividades irá enriquecer muito o seu trabalho. Aplique ,escreva e publique! Temos muita coisa para aprender com você! É um problema tão comum nas nossas salas de aula. Boa sorte e bons estudos!
Pertimente suas colocações, em muitos assintos da matematica percebe-se que os estudantes tem dificuldade na transformacao do enunciado e como consequência não tem exito na resolução. Com relação ás considerações finais ,talvez não tenha ficado claro no trabalho, vou mencionar. São fruto das pesquisas bibliograficas . Apoiadas em autores como Vergnaud e Damm. Poderia ter usado as citações para ficar mais esclatecido para os leitores, penso em incluir. Obrigada por ler o meu trabalho, suas observações foram muito importantes.
Também queria saber se a atividade foi aplicada, mas respondeu no post anterior.
Certamente, esse assunto carece de ser abordado, pois essa dificuldade em transpor da língua materna para a linguagem matemática ocorre no ensino superior também. Digo isso por experiência em disciplinas relacionadas com o Cálculo Diferencial.
Como as atividades propostas ainda não foram implementadas, gostaria de saber acerca de vossas considerações finais, elas estão apoiadas na literatura ou é que percebestes nas observações? Questiono pois ambas considerações apontadas parecem indicar que foram analisadas as resoluções dos alunos.
Interessante a observação realizada durante o estágio e que motivou o trabalho. Essa dificuldade na conversão do enunciado para a escrita aritmética se aproxima das dificuldades em converter problemas em língua materna para a escrita algébrica. Duval conceitua como conversão as transformações dos objetos matemáticos em diferentes registros e destaca a importância desse processo, que normalmente fica em segundo plano na sala de aula. Acredito ser de grande importância reflexões sobre essa temática. Gostaria de saber se alguma proposta pedagógica foi aplicada e quais resultados foram obtidos. Caso ainda não tenha sido implementada alguma proposta, incentivo a aplicação de atividades com o intuito de estimular a conversão de enunciados para a equação aritmética.
Aluna especial do mestrado em educação da UFT, Campus Palmas. A temática surgiu a partir das observações do estágio supervisionado. Momento em que observa-se que muitos estudantes apresentam dificuldades em converter o enunciado de problemas para a escrita da equação aritmética. Este fato levou a investigar propostas pedagógicas que priorizassem compreender como operar com os dados e as informações disponibilizadas nos enunciados dos problemas. Então, a partir desta problemática, o presente trabalho tem por objetivo contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem dos estudantes relacionadas à conversão de enunciados, que contemplam as operações de adição e subtração, para a representação aritmética, por meio da representação e compreensão dos problemas aditivos, à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Convido a todos ler o trabalho e participar, contribuindo assim, para a melhoria do mesmo.
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Agradeço a todos pelas leituras e contribuições ao meu trabalho, pelas curtidas, um abraço!
Claudio Cristiano Liell, agradeço a leitura do trabalho!
Jose Ronaldo Alves Araujo, agradeco a leitura do traballho!
Obrigada pela leitura do trabalho!
TOlá Edislana. Parabéns pelo trabalho. Também aguardarei a aplicação das atividades em sala de aula. É muito importante/interessante confrontar o que a teoria aponta com o que aparece na sala de aula. Enriquece a teoria e pode modificar a sala de aula.
A realização das atividades irá enriquecer muito o seu trabalho. Aplique ,escreva e publique! Temos muita coisa para aprender com você! É um problema tão comum nas nossas salas de aula. Boa sorte e bons estudos!
Pertimente suas colocações, em muitos assintos da matematica percebe-se que os estudantes tem dificuldade na transformacao do enunciado e como consequência não tem exito na resolução. Com relação ás considerações finais ,talvez não tenha ficado claro no trabalho, vou mencionar. São fruto das pesquisas bibliograficas . Apoiadas em autores como Vergnaud e Damm. Poderia ter usado as citações para ficar mais esclatecido para os leitores, penso em incluir. Obrigada por ler o meu trabalho, suas observações foram muito importantes.
Oi, Edislana!
Também queria saber se a atividade foi aplicada, mas respondeu no post anterior.
Certamente, esse assunto carece de ser abordado, pois essa dificuldade em transpor da língua materna para a linguagem matemática ocorre no ensino superior também. Digo isso por experiência em disciplinas relacionadas com o Cálculo Diferencial.
Como as atividades propostas ainda não foram implementadas, gostaria de saber acerca de vossas considerações finais, elas estão apoiadas na literatura ou é que percebestes nas observações? Questiono pois ambas considerações apontadas parecem indicar que foram analisadas as resoluções dos alunos.
Interessante a observação realizada durante o estágio e que motivou o trabalho. Essa dificuldade na conversão do enunciado para a escrita aritmética se aproxima das dificuldades em converter problemas em língua materna para a escrita algébrica. Duval conceitua como conversão as transformações dos objetos matemáticos em diferentes registros e destaca a importância desse processo, que normalmente fica em segundo plano na sala de aula. Acredito ser de grande importância reflexões sobre essa temática. Gostaria de saber se alguma proposta pedagógica foi aplicada e quais resultados foram obtidos. Caso ainda não tenha sido implementada alguma proposta, incentivo a aplicação de atividades com o intuito de estimular a conversão de enunciados para a equação aritmética.
Bom dia Edislana.
Encaminhei para você no seu comentário no meu post os slaides.
Aluna especial do mestrado em educação da UFT, Campus Palmas. A temática surgiu a partir das observações do estágio supervisionado. Momento em que observa-se que muitos estudantes apresentam dificuldades em converter o enunciado de problemas para a escrita da equação aritmética. Este fato levou a investigar propostas pedagógicas que priorizassem compreender como operar com os dados e as informações disponibilizadas nos enunciados dos problemas. Então, a partir desta problemática, o presente trabalho tem por objetivo contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem dos estudantes relacionadas à conversão de enunciados, que contemplam as operações de adição e subtração, para a representação aritmética, por meio da representação e compreensão dos problemas aditivos, à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Convido a todos ler o trabalho e participar, contribuindo assim, para a melhoria do mesmo.