Após avaliação dos pareceristas, foi considerado destaque no Eixo Temático Educação Matemática, recebendo certificado de premiação. O certificado de premiação segue anexo.
Parabéns pelo trabalho, gosto muito desta temática, estudei e utilizei os estudos de Duval na minha tese de doutoramento ainda em 2008. Muito bom saber que esse fundamento teórico ainda interesse pesquisadores. Minha pergunta é mais sobre o período pós-mestrado. Continuas, na sua sala de aula, utilizando tarefas que possibilitem o trabalho efetivo com as múltiplas representações? Quais foram os ganhos para sua profissão, após a finalização do mestrado? Grande abraço.
Parabéns às autoras @lucianefuhr e @Luisa Doering pelo trabalho. Gostaria apenas de comentar que, na minha área (música), questões muito semelhantes são problemáticas na transposição teoria-ensino. Em música também é muito difícil compreender alguns símbolos e o que eles representam, uma vez que os símbolos são convenções que não fazem sentido para o aluno (a princípio) e o que eles representam são sons, ou seja, elementos extremamente abstratos, não-palpáveis. Vou buscar as referências citadas para me aprofundar nas questões que vocês apresentaram. Obrigada!
Parabéns pelo trabalho! E por fazer essa divulgação! É importante que se trabalhe com as crianças problemas para os quais ela construa seus símbolos atribuindo significados a esses símbolos. Nos registros que você apresentou fica claro isso.
Interessante seu trabalho. Como professora de matemática do ensino superior, percebo que as diferentes formas de representação de um objeto matemático não é algo que (comumente) ocorre de forma natural entre os estudantes. Os que são muito visuais, tem dificuldades em representações analíticas e vice-versa.
Creio que trabalho como o seu, propiciam que os estudantes se familiarizem com as diversas formas de representação.
Com relação as atividades que apresenta, quanto tempo levou para abordá-las em sala de aula? As atividades foram desenvolvidas nas aulas sequenciais? Para mim, esse ponto não ficou claro, pois tem dados que os alunos coletaram ao longo de uma semana. Julgo ser uma informação relevante caso alguém replique vossa ideia.
Conversar sobre semiótica sempre é muito bacana. Parabéns a você pelo trabalho! Estamos sempre buscando compreender o pensamento do aluno para conseguirmos levar a ele o conhecimento pelo melhor caminho.
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS na linha de pesquisa – Educação, Cultura, Sociedade, Conceito Capes com a nota 5, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Graduado em Serviço Social, Administração, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Graduando em Pedagogia, MBA em Gestão de Pessoas e Pós Graduação em Educação a Distância., membro dos grupos de estudos GEPPES-UFMS e GEPIEE-UFMS. E-mail: andrealvarengams@gmail.com
Olá, meu nome é Edislana, a temática abordada no trabalho contribui para reflexão acerca das dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação às dificuldades de aprendizagem na matemática, que nos remetem a buscas constantes de sequências pedagógicas com alvo na superação desses obstáculos. A partir do que li, elogio o trabalho, excelente! Apenas não consegui compreender com relação à Teoria de Duval, mencionada no slaide "Segundo Duval (2003, 2012, 2013), o fato de os objetos matemáticos serem acessados apenas por meio de suas representações semióticas contribui para as dificuldades dos alunos em matemática". As várias representações na atividade da matemática não deveria constituir um caminho para melhorar a aprendizagem? Talvez não consegui visualizar o contexto da informação, também os slaides são bem resumidos, não permitem aprofundamentos.
Olá! Aguardamos os comentários e sugestões. E quem sabe parcerias para implementar derivados desse trabalho em outras escolas, inclusive elaborando projetos interdisciplinares. Até breve.
Olá! Este trabalho foi escrito por mim, Luciane Führ, professora de matemática em uma escola pública municipal do município de São Leopoldo/RS e minha professora orientadora do mestrado, Luisa Rodriguez Doering (UFRGS). Partimos da inspiração que tivemos na dissertação finalizada no início deste ano. As atividades relatadas no texto foram modificadas em relação às desenvolvidas dissertação. Nosso objetivo principal é verificar como se dá a compreensão dos alunos de sétimo ano em relação à utilização de símbolos para escrever expressões. O intuito é iniciar a utilização de expressões com símbolos partindo da rotina dos estudantes antes de apresentar nas aulas as expressões e símbolos matemáticos, tornando-os mais familiarizados a uma escrita abreviada em matemática e sensibilizar os alunos sobre a importância de entender o que os símbolos representam para podermos utilizá-los. As reflexões se baseiam principalmente em Duval, que traz em seus textos a importância de os alunos compreenderem as diferentes representações que os objetos matemáticos têm e serem capazes de optar por aquela que melhor se enquadra na situação que está resolvendo.
Espero que o trabalho incentive a reflexão acerca do tema abordado e aguardo contribuições para aperfeiçoá-lo e melhorar a prática em sala de aula!
Olá! Este trabalho foi escrito por mim, Luciane Führ, professora de matemática em uma escola pública municipal do município de São Leopoldo/RS e minha professora orientadora do mestrado, Luisa Rodriguez Doering (UFRGS). Partimos da inspiração que tivemos na dissertação finalizada no início deste ano. As atividades relatadas no texto foram modificadas em relação às desenvolvidas dissertação. Nosso objetivo principal é verificar como se dá a compreensão dos alunos de sétimo ano em relação à utilização de símbolos para escrever expressões. O intuito é iniciar a utilização de expressões com símbolos partindo da rotina dos estudantes antes de apresentar nas aulas as expressões e símbolos matemáticos, tornando-os mais familiarizados a uma escrita abreviada em matemática e sensibilizar os alunos sobre a importância de entender o que os símbolos representam para podermos utilizá-los. As reflexões se baseiam principalmente em Duval, que traz em seus textos a importância de os alunos compreenderem as diferentes representações que os objetos matemáticos têm e serem capazes de optar por aquela que melhor se enquadra na situação que está resolvendo.
Espero que o trabalho incentive a reflexão acerca do tema abordado e aguardo contribuições para aperfeiçoá-lo e melhorar a prática em sala de aula!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Após avaliação dos pareceristas, foi considerado destaque no Eixo Temático Educação Matemática, recebendo certificado de premiação. O certificado de premiação segue anexo.
Até a próxima!
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Parabéns pelo trabalho, gosto muito desta temática, estudei e utilizei os estudos de Duval na minha tese de doutoramento ainda em 2008. Muito bom saber que esse fundamento teórico ainda interesse pesquisadores. Minha pergunta é mais sobre o período pós-mestrado. Continuas, na sua sala de aula, utilizando tarefas que possibilitem o trabalho efetivo com as múltiplas representações? Quais foram os ganhos para sua profissão, após a finalização do mestrado? Grande abraço.
Parabéns às autoras @lucianefuhr e @Luisa Doering pelo trabalho. Gostaria apenas de comentar que, na minha área (música), questões muito semelhantes são problemáticas na transposição teoria-ensino. Em música também é muito difícil compreender alguns símbolos e o que eles representam, uma vez que os símbolos são convenções que não fazem sentido para o aluno (a princípio) e o que eles representam são sons, ou seja, elementos extremamente abstratos, não-palpáveis. Vou buscar as referências citadas para me aprofundar nas questões que vocês apresentaram. Obrigada!
Olá, Luciane,
Parabéns pelo trabalho! E por fazer essa divulgação! É importante que se trabalhe com as crianças problemas para os quais ela construa seus símbolos atribuindo significados a esses símbolos. Nos registros que você apresentou fica claro isso.
Abraços,
Angela Marta
Oi, Luciane.
Interessante seu trabalho. Como professora de matemática do ensino superior, percebo que as diferentes formas de representação de um objeto matemático não é algo que (comumente) ocorre de forma natural entre os estudantes. Os que são muito visuais, tem dificuldades em representações analíticas e vice-versa.
Creio que trabalho como o seu, propiciam que os estudantes se familiarizem com as diversas formas de representação.
Com relação as atividades que apresenta, quanto tempo levou para abordá-las em sala de aula? As atividades foram desenvolvidas nas aulas sequenciais? Para mim, esse ponto não ficou claro, pois tem dados que os alunos coletaram ao longo de uma semana. Julgo ser uma informação relevante caso alguém replique vossa ideia.
Conversar sobre semiótica sempre é muito bacana. Parabéns a você pelo trabalho! Estamos sempre buscando compreender o pensamento do aluno para conseguirmos levar a ele o conhecimento pelo melhor caminho.
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS na linha de pesquisa – Educação, Cultura, Sociedade, Conceito Capes com a nota 5, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Graduado em Serviço Social, Administração, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Graduando em Pedagogia, MBA em Gestão de Pessoas e Pós Graduação em Educação a Distância., membro dos grupos de estudos GEPPES-UFMS e GEPIEE-UFMS. E-mail: andrealvarengams@gmail.com
Olá, meu nome é Edislana, a temática abordada no trabalho contribui para reflexão acerca das dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação às dificuldades de aprendizagem na matemática, que nos remetem a buscas constantes de sequências pedagógicas com alvo na superação desses obstáculos. A partir do que li, elogio o trabalho, excelente! Apenas não consegui compreender com relação à Teoria de Duval, mencionada no slaide "Segundo Duval (2003, 2012, 2013), o fato de os objetos matemáticos serem acessados apenas por meio de suas representações semióticas contribui para as dificuldades dos alunos em matemática". As várias representações na atividade da matemática não deveria constituir um caminho para melhorar a aprendizagem? Talvez não consegui visualizar o contexto da informação, também os slaides são bem resumidos, não permitem aprofundamentos.
Olá! Aguardamos os comentários e sugestões. E quem sabe parcerias para implementar derivados desse trabalho em outras escolas, inclusive elaborando projetos interdisciplinares. Até breve.
Olá! Este trabalho foi escrito por mim, Luciane Führ, professora de matemática em uma escola pública municipal do município de São Leopoldo/RS e minha professora orientadora do mestrado, Luisa Rodriguez Doering (UFRGS). Partimos da inspiração que tivemos na dissertação finalizada no início deste ano. As atividades relatadas no texto foram modificadas em relação às desenvolvidas dissertação. Nosso objetivo principal é verificar como se dá a compreensão dos alunos de sétimo ano em relação à utilização de símbolos para escrever expressões. O intuito é iniciar a utilização de expressões com símbolos partindo da rotina dos estudantes antes de apresentar nas aulas as expressões e símbolos matemáticos, tornando-os mais familiarizados a uma escrita abreviada em matemática e sensibilizar os alunos sobre a importância de entender o que os símbolos representam para podermos utilizá-los. As reflexões se baseiam principalmente em Duval, que traz em seus textos a importância de os alunos compreenderem as diferentes representações que os objetos matemáticos têm e serem capazes de optar por aquela que melhor se enquadra na situação que está resolvendo.
Espero que o trabalho incentive a reflexão acerca do tema abordado e aguardo contribuições para aperfeiçoá-lo e melhorar a prática em sala de aula!
Obrigada!
lucianefuhr
há 2 horas
Olá! Este trabalho foi escrito por mim, Luciane Führ, professora de matemática em uma escola pública municipal do município de São Leopoldo/RS e minha professora orientadora do mestrado, Luisa Rodriguez Doering (UFRGS). Partimos da inspiração que tivemos na dissertação finalizada no início deste ano. As atividades relatadas no texto foram modificadas em relação às desenvolvidas dissertação. Nosso objetivo principal é verificar como se dá a compreensão dos alunos de sétimo ano em relação à utilização de símbolos para escrever expressões. O intuito é iniciar a utilização de expressões com símbolos partindo da rotina dos estudantes antes de apresentar nas aulas as expressões e símbolos matemáticos, tornando-os mais familiarizados a uma escrita abreviada em matemática e sensibilizar os alunos sobre a importância de entender o que os símbolos representam para podermos utilizá-los. As reflexões se baseiam principalmente em Duval, que traz em seus textos a importância de os alunos compreenderem as diferentes representações que os objetos matemáticos têm e serem capazes de optar por aquela que melhor se enquadra na situação que está resolvendo.
Espero que o trabalho incentive a reflexão acerca do tema abordado e aguardo contribuições para aperfeiçoá-lo e melhorar a prática em sala de aula!
Obrigada!