Olá, prezadas autoras, boa noite! Gostaria de parabenizá-las pelo trabalho desenvolvido. Sou professor de curso técnico integrado ao ensino médio e, infelizmente, a matemática (não é de hoje) é colocada como "um bicho de sete cabeças". Neste sentido, penso que quanto mais se pensar em estratégias para aproximar a matemática do nosso dia a dia, no sentido de fazer com os alunos enxerguem essa aproximação, melhor.
Olá. Compartilho do mesmo sentimento que você quanto ao fato dos alunos saírem de suas classes, sem aprender o necessários para o ano seguinte. É muito triste isso porque chega um momento que não há professor que consiga dar conta. Chegam ao final do ensino médio sem reconhecer uma equação . Lamentável. Mas vamos lutando e acreditando que iremos ter condições para um ensino de qualidade e alunos que estejam realmente interessados em aprender, porque aí mora um dos problemas.
Temos muitos alunos em nossas escolas mas poucos estudantes.
Meu nome é Maria José de Lima, realizei esta pesquisa com a colaboração da minha orientadora Professora mestre Lilyane Gonzaga Figueiredo.
Em 2015, cursando o quarto período de Licenciatura Plena em Pedagogia, iniciei minha carreira profissional na educação como secretária na Escola Estadual de Ensino Fundamental Liberal Zandonadi.
A escola está localizada na região urbana de Venda Nova do Imigrante/ES. De acordo com o IBGE (2018), têm aproximadamente 24.800 habitantes. A economia da cidade se baseia na agricultura, principalmente do café. É referência nacional no agroturismo com destaque na confecção artesanal de produtos típicos da culinária como: socol, doces, geleias, licores, biscoitos, entre outros.
Durante o período que trabalhei na secretaria da escola citada, sentia-me angustiada com o número de reprovações, na disciplina de Matemática, dos alunos do Ensino Fundamental II.
Espero que este trabalho nos ajude a refletir acerca dos desafios enfrentados pelos estudantes em relação a disciplina de Matemática, ao índice elevado de reprovação e a fragilidade do nosso sistema de ensino.
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Olá, prezadas autoras, boa noite! Gostaria de parabenizá-las pelo trabalho desenvolvido. Sou professor de curso técnico integrado ao ensino médio e, infelizmente, a matemática (não é de hoje) é colocada como "um bicho de sete cabeças". Neste sentido, penso que quanto mais se pensar em estratégias para aproximar a matemática do nosso dia a dia, no sentido de fazer com os alunos enxerguem essa aproximação, melhor.
A grande questão é que, apesar de tantas pesquisas, ainda existem muitos pontos em aberto em relação à aprendizagem dos alunos
Oi autoras
A escola precisa evoluir para o caminho da contextualizacão. Somente desta maneira, os refllexos de uma melhora na aprendizagem serão perceptíveis.
Olá. Compartilho do mesmo sentimento que você quanto ao fato dos alunos saírem de suas classes, sem aprender o necessários para o ano seguinte. É muito triste isso porque chega um momento que não há professor que consiga dar conta. Chegam ao final do ensino médio sem reconhecer uma equação . Lamentável. Mas vamos lutando e acreditando que iremos ter condições para um ensino de qualidade e alunos que estejam realmente interessados em aprender, porque aí mora um dos problemas.
Temos muitos alunos em nossas escolas mas poucos estudantes.
Olá!
Meu nome é Maria José de Lima, realizei esta pesquisa com a colaboração da minha orientadora Professora mestre Lilyane Gonzaga Figueiredo.
Em 2015, cursando o quarto período de Licenciatura Plena em Pedagogia, iniciei minha carreira profissional na educação como secretária na Escola Estadual de Ensino Fundamental Liberal Zandonadi.
A escola está localizada na região urbana de Venda Nova do Imigrante/ES. De acordo com o IBGE (2018), têm aproximadamente 24.800 habitantes. A economia da cidade se baseia na agricultura, principalmente do café. É referência nacional no agroturismo com destaque na confecção artesanal de produtos típicos da culinária como: socol, doces, geleias, licores, biscoitos, entre outros.
Durante o período que trabalhei na secretaria da escola citada, sentia-me angustiada com o número de reprovações, na disciplina de Matemática, dos alunos do Ensino Fundamental II.
Espero que este trabalho nos ajude a refletir acerca dos desafios enfrentados pelos estudantes em relação a disciplina de Matemática, ao índice elevado de reprovação e a fragilidade do nosso sistema de ensino.