Jaqueline, achei a sua proposta de pesquisa muito pertinente e desejo que você tenha muito sucesso na conclusão dela. Certamente será um trabalho que terá reflexos também no Ensino Superior. Falo isso porque tenho estudado (desde o mestrado e agora no doutorado) o desempenho de alunos na disciplina de Cálculo. Apesar do meu foco não estar nas dificuldades de natureza cognitiva, não descarto ampliar meu horizonte de investigação no futuro. Vislumbro sua pesquisa como uma futura referência.
Sim, isso mesmo. A proposta é usar problemas para mapear dificuldades dos estudantes e, posteriormente usar essas informações ... Os problemas irão focar justamente na utilização do pensamento algébrico para a modelagem e resolução!
Fiquei com algumas dúvidas. Esse estudo que você fará pautado na resolução de problemas irá auxiliar você nessa busca por dificuldades cognitivas dos estudantes? Você pretende elencar algumas dúvidas de estudantes a partir de problemas aplicados a eles? Como seriam esses problemas?
O estudo e apontamos que fez sobre a Álgebra na BNCC são importantes, pois os professores precisam conhecer as orientações para cada série para que possam atender esse documento oficial, que ainda é muito novo e carece de bastante estudo. Boa sorte no doutorado!
Fiquei curiosa, você fará alguma intervenção em sala de aula? Elaborará algum material que permita os professores identificarem as possíveis lacunas cognitivas teórico?
Obrigada Andressa! Um primeiro passo em busca desse objetivo já está sendo dado: espaços de discussão como esse são valiosos!
A matemática é uma ciência formal, sua construção é fruto da mente humana (como afirma Piaget) e, por isso, sua compreensão perpassa por diferentes níveis de complexidade. A álgebra é um dos patamares mais elevados, pois subentende relações que estão além do que se pode observar (justamente por seu caráter mais abstrato!). Por isso defendo que o investimento deve ser no sentido do desenvolvimento do pensamento e não no foco em conteúdos especificamente, por isso sua articulação com outras áreas. O algebrismo, relatado por muitos alunos, especialmente a partir do 8º ano do Ensino Fundamental reifica o sentido do pensamento algébrico transformando-o em mero "conteúdo" que implica em manipulação de incógnitas e aplicação procedimentos que, muitas vezes, nem fazem sentido para o aluno! Os reflexos disso são percebidos não só nas avaliações do SAEB e do ENEM por exemplo, mas também nos elevados índices de reprovação verificados em disciplinas do Ensino Superior.
Sigamos trabalhando para buscarmos melhorar esse cenário!
A álgebra por sua rigorosidade, sempre transmite um medo nos alunos. Por isso tão importante relacionar ela com as diferentes metodologias de ensino. Eu acredito ainda que um dia conseguiremos tirar esse pré conceito de que matemática é algo para poucos. Parabéns pela sua pesquisa.
Verifica-se que a importância do pensamento algébrico vai além das aulas de matemática, o que fica evidenciado com a evolução das competências apresentadas na BNCC, constantes no trabalho. Faço votos de que a tese em projeto amplie a reflexão acerca do assunto e consiga, de fato, auxiliar os professores a identificar e buscar estratégias para minimizar as lacunas cognitivas. Sucesso no doutorado!
Muito interessante, Jaqueline! Assim como para o pensamento algébrico o estabelecimento de relações é aspecto necessário para a construção de conhecimento em outras áreas também, fiz relação com a Língua Estrangeira, que o aprendiz precisa aprender certas “lógicas” associadas à estrutura da língua, por exemplo. Por isso, existe a necessidade de um ensino contextualizado e autêntico, não das partes e da gramática.
Este trabalho tem o objetivo de analisar de que forma a BNCC contempla a construção do conhecimento algébrico, enquanto trabalho pedagógico a ser desenvolvido no ambiente escolar, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a compreensão e enfrentamento das variadas situações da sociedade atual.
Busca-se responder ao seguinte questionamento: de que forma o desenvolvimento do pensamento algébrico está estruturado nos diferentes níveis educacionais (educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio) na BNCC?
Essa pesquisa integra-se a um projeto de tese de doutorado que, ao utilizar itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vinculados à habilidade “H21 – Resolver situações-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos”, buscará identificar elementos que possam auxiliar os docentes a identificar evidências de lacunas cognitivas dos estudantes.
Convido a todos para enriquecer a discussão acerca dessa temática.
Profª Ma. Jaqueline Molon
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS
Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Jaqueline, achei a sua proposta de pesquisa muito pertinente e desejo que você tenha muito sucesso na conclusão dela. Certamente será um trabalho que terá reflexos também no Ensino Superior. Falo isso porque tenho estudado (desde o mestrado e agora no doutorado) o desempenho de alunos na disciplina de Cálculo. Apesar do meu foco não estar nas dificuldades de natureza cognitiva, não descarto ampliar meu horizonte de investigação no futuro. Vislumbro sua pesquisa como uma futura referência.
Olá Angela, boa noite!
Sim, isso mesmo. A proposta é usar problemas para mapear dificuldades dos estudantes e, posteriormente usar essas informações ... Os problemas irão focar justamente na utilização do pensamento algébrico para a modelagem e resolução!
Abraço
Olá, Jaqueline,
Interessante seu trabalho! Parabéns!
Fiquei com algumas dúvidas. Esse estudo que você fará pautado na resolução de problemas irá auxiliar você nessa busca por dificuldades cognitivas dos estudantes? Você pretende elencar algumas dúvidas de estudantes a partir de problemas aplicados a eles? Como seriam esses problemas?
Abraços,
Angela Marta
Oi, Jaqueline!
O estudo e apontamos que fez sobre a Álgebra na BNCC são importantes, pois os professores precisam conhecer as orientações para cada série para que possam atender esse documento oficial, que ainda é muito novo e carece de bastante estudo. Boa sorte no doutorado!
Fiquei curiosa, você fará alguma intervenção em sala de aula? Elaborará algum material que permita os professores identificarem as possíveis lacunas cognitivas teórico?
Obrigada Andressa! Um primeiro passo em busca desse objetivo já está sendo dado: espaços de discussão como esse são valiosos!
A matemática é uma ciência formal, sua construção é fruto da mente humana (como afirma Piaget) e, por isso, sua compreensão perpassa por diferentes níveis de complexidade. A álgebra é um dos patamares mais elevados, pois subentende relações que estão além do que se pode observar (justamente por seu caráter mais abstrato!). Por isso defendo que o investimento deve ser no sentido do desenvolvimento do pensamento e não no foco em conteúdos especificamente, por isso sua articulação com outras áreas. O algebrismo, relatado por muitos alunos, especialmente a partir do 8º ano do Ensino Fundamental reifica o sentido do pensamento algébrico transformando-o em mero "conteúdo" que implica em manipulação de incógnitas e aplicação procedimentos que, muitas vezes, nem fazem sentido para o aluno! Os reflexos disso são percebidos não só nas avaliações do SAEB e do ENEM por exemplo, mas também nos elevados índices de reprovação verificados em disciplinas do Ensino Superior.
Sigamos trabalhando para buscarmos melhorar esse cenário!
Abraços.
A álgebra por sua rigorosidade, sempre transmite um medo nos alunos. Por isso tão importante relacionar ela com as diferentes metodologias de ensino. Eu acredito ainda que um dia conseguiremos tirar esse pré conceito de que matemática é algo para poucos. Parabéns pela sua pesquisa.
Verifica-se que a importância do pensamento algébrico vai além das aulas de matemática, o que fica evidenciado com a evolução das competências apresentadas na BNCC, constantes no trabalho. Faço votos de que a tese em projeto amplie a reflexão acerca do assunto e consiga, de fato, auxiliar os professores a identificar e buscar estratégias para minimizar as lacunas cognitivas. Sucesso no doutorado!
Muito interessante, Jaqueline! Assim como para o pensamento algébrico o estabelecimento de relações é aspecto necessário para a construção de conhecimento em outras áreas também, fiz relação com a Língua Estrangeira, que o aprendiz precisa aprender certas “lógicas” associadas à estrutura da língua, por exemplo. Por isso, existe a necessidade de um ensino contextualizado e autêntico, não das partes e da gramática.
Este trabalho tem o objetivo de analisar de que forma a BNCC contempla a construção do conhecimento algébrico, enquanto trabalho pedagógico a ser desenvolvido no ambiente escolar, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a compreensão e enfrentamento das variadas situações da sociedade atual.
Busca-se responder ao seguinte questionamento: de que forma o desenvolvimento do pensamento algébrico está estruturado nos diferentes níveis educacionais (educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio) na BNCC?
Essa pesquisa integra-se a um projeto de tese de doutorado que, ao utilizar itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vinculados à habilidade “H21 – Resolver situações-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos”, buscará identificar elementos que possam auxiliar os docentes a identificar evidências de lacunas cognitivas dos estudantes.
Convido a todos para enriquecer a discussão acerca dessa temática.
Profª Ma. Jaqueline Molon
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS
Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas