Olá, Profª Amanda e Profª Priscila. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Ao citar PAIS (1999) o trabalho enuncia seus objetivos. Mais ainda, quando destaca que os instrumentos pedagógicos direcionados para a construção de materiais pelos próprios alunos proporcionam uma relação significativa com suas dificuldades durante o processo de aprendizagem.
Observei que o processo de construção dos instrumentos, que em certos momentos são definidos como material de apoio e/ou ferramentas foi uma estratégia para atingir a inversão didática dentro do processo de desenvolvimento curricular envolvendo a aprendizagem dos alunos e as mediações docentes.
Pelas fotos podemos ver o envolvimento dos alunos nessa construção, atuando como sujeitos de ação nos seus processos de aprendizagem.
As professoras poderiam relatar um pouco mais dessa experiência para o grupo de como se deu essa inversão?
Uma outra pergunta: quando as relações estabelecidas entre os alunos e suas produções deixam de ser "materiais de apoio" e se transformam em situações de aprendizagem?
Olá, Amanda. Considero seu trabalho de suma importância, não apenas no que diz respeito ao papel de atividades lúdicas no ensino, mas também pela relação entre o lúdico e arte! Práticas lúdicas muitas vezes podem ser consideradas caminhos interessantes para que alunos e professores possam vislumbrar novas perspectivas sobre determinado conteúdo. Seja no momento de produção (desenvolvimento), seja em seu resultado, a ludicidade permite que observemos as situações de maneira mais profunda, situações que podem se apresentar em nosso dia a dia, mas que por outra forma que não a da arte e ludicidade não estaríamos dando a devida atenção. Trabalhar conteúdos específicos através de atividades lúdicas não traz benefícios apenas aos alunos, bem como você apontou. Professores também são tocados de maneira significativa nesse aspecto. Parabéns pelo trabalho!
Bom dia colegas! Me chamo Amanda Gabriela Zanella, sou educadora na rede básica de ensino, no Município de Uruguaiana RS. Atualmente atuo na Orientação Educacional. Sou graduada em Letras/ Espanhol pela PUC, especialização em Orientação e Supervisão Escolar. Atualmente sou mestranda do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde. Agradeço a oportunidade de compartilhar um dos inúmeros trabalhos que desenvolvemos em nossa escola.
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Amanda e Priscila, parabéns pelo trabalho. Discussão necessária e muito importante para o processo formativo.
Parabéns, pelo trabalho Amanda!
Olá, Profª Amanda e Profª Priscila. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Ao citar PAIS (1999) o trabalho enuncia seus objetivos. Mais ainda, quando destaca que os instrumentos pedagógicos direcionados para a construção de materiais pelos próprios alunos proporcionam uma relação significativa com suas dificuldades durante o processo de aprendizagem.
Observei que o processo de construção dos instrumentos, que em certos momentos são definidos como material de apoio e/ou ferramentas foi uma estratégia para atingir a inversão didática dentro do processo de desenvolvimento curricular envolvendo a aprendizagem dos alunos e as mediações docentes.
Pelas fotos podemos ver o envolvimento dos alunos nessa construção, atuando como sujeitos de ação nos seus processos de aprendizagem.
As professoras poderiam relatar um pouco mais dessa experiência para o grupo de como se deu essa inversão?
Uma outra pergunta: quando as relações estabelecidas entre os alunos e suas produções deixam de ser "materiais de apoio" e se transformam em situações de aprendizagem?
Olá, Amanda. Considero seu trabalho de suma importância, não apenas no que diz respeito ao papel de atividades lúdicas no ensino, mas também pela relação entre o lúdico e arte! Práticas lúdicas muitas vezes podem ser consideradas caminhos interessantes para que alunos e professores possam vislumbrar novas perspectivas sobre determinado conteúdo. Seja no momento de produção (desenvolvimento), seja em seu resultado, a ludicidade permite que observemos as situações de maneira mais profunda, situações que podem se apresentar em nosso dia a dia, mas que por outra forma que não a da arte e ludicidade não estaríamos dando a devida atenção. Trabalhar conteúdos específicos através de atividades lúdicas não traz benefícios apenas aos alunos, bem como você apontou. Professores também são tocados de maneira significativa nesse aspecto. Parabéns pelo trabalho!
Bom dia colegas! Me chamo Amanda Gabriela Zanella, sou educadora na rede básica de ensino, no Município de Uruguaiana RS. Atualmente atuo na Orientação Educacional. Sou graduada em Letras/ Espanhol pela PUC, especialização em Orientação e Supervisão Escolar. Atualmente sou mestranda do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde. Agradeço a oportunidade de compartilhar um dos inúmeros trabalhos que desenvolvemos em nossa escola.