Olá, boa tarde!! Me chamo Dielly Moura, ex-aluna do Instituto CBVZO, Formada no curso de serviços públicos. Tive o privilégio enquanto estudante de conviver no mesmo espaço da aluna com deficiência auditiva, estive por uns 2 anos na mesma sala que a aluna e de perto vi o seu progresso dentro do instituto, acredito que não só os seus intérpretes, mas todos os alunos e professores a ajudaram nessa tragétoria. Fico feliz por ter passado por essa experiência de conviver com a aluna, acredito que aprendi bastante. Quero parabenizá-los pelo incrível trabalho, e pela iniciativa de um projeto tão importante quanto esse.
É muito satisfatório prestigiar mais um trabalho desenvolvido por vocês. Desse modo, eu e alguns ex-alunos do Instituto Federal de Roraima- CBVZO, percebemos a interação social que a aluna desenvolveu durante os anos letivos, pois tiveram como meta colocá-la em condições sociais de interação, explorando assim suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais e em conjunto a aluna pôde progredir no seu aprendizado..
Sabemos que a inclusão educacional das pessoas surdas tem gerado amplas discursões, pois ora é vista como uma valorização às diferenças do convívio social e escolar. Tendo em vista, os desafios que aluna os teve que enfrentar, por exemplo, o preconceito.. a dificuldade de socialização, pois muitas pessoas ainda são desprovidas do conhecimento da língua de sinais, mas esses desafios foram bem enfrentados com ajuda e auxílio que vocês docentes prestaram..
Olá, boa noite! Me chamo Rihan Araujo, recém formado no curso técnico em serviços públicos pelo Instituto Federal-CBVZO. Ao longo desses poucos anos de instituição que tive, pude observar a maneira de como os servidores atendem ao público "especial", e quero parabenizar a todos pelo trabalho, dedicação e esforço, pois essa tarefa é para poucos! Atender um público tão diversificado, passar a atenção necessária e ainda promover autodesenvolvimento pessoal para o dicente, realmente, é de "tirar o chapéu"
Olá, boas tardes, meu nome é Perolayne Paiva, sou ex-aluna do IFRR/CBVZO e tive o privilégio de estudar na mesma turma que a aluna Alexia Janines, a mesma que possui deficiência auditiva. Como colega de classe, pude acompanhar o seu crescente desenvolvimento em sala de aula, pois com a dedicação dos intérpretes de libras Eunice Barbosa, William Jônatas e Gabriel Ribeiro, seria impossível não evoluir o nível de conhecimento em relação às matérias ministradas em sala. Com a Alexia em nossa turma, só tivemos a ganhar, pois foi dado a iniciativa a um pequeno projeto: "10 minutos de libras", em que era reservado os últimos 10 minutos de cada aula para aprendermos um pouco de libras. Foi um projeto que particularmente amei, já que aprendi várias coisas novas e tive mais facilidade de me comunicar com a colega. Aproveitando, quero deixar aqui os meus parabéns pela iniciativa do projeto ao meu querido professor Hudson do Vale de Oliveira e a estimada pedagoga Francimeire Sales de Souza, ambos com quem tive o enorme prazer de conviver durante os três anos do meu ensino médio. É isso, só tenho a agradecer, obrigada por tudo. Sucesso SEMPRE.. 🤩🥰👏🏻👏🏻
Esse fórum foi consideravelmente super produtivo! Parabenizo os autores pela produção desse belo trabalho e pelas considerações realizadas no fórum, bem como os participantes pelos seu comentários. Sigamos com nossos estudos, produção de conhecimentos, investigações e inquietações que nos levam a prosseguir! Abraços em todos/as!
Bela iniciativa, Prof Hudson e Francimeire. Fui contemplada por ser colega de classe da aluna e pude acompanhar de perto a rotina dela na escola. Observei como era difícil para os professores quando os intérpretes não estavam por perto, mas todos eles se esforçavam muito para encontrar meios de transmitir o conteúdo para a aluna, que tinha grande dificuldade de absorver, já que não era letrada nem mesmo em LIBRAS.
Olá ! Boa tarde , Me chamo ivis e eu sou ex aluna do instituto federal de Roraima Campus Boa vista Zona oeste e tive um privilégio enorme de ser Aluna deste Professor maravilhoso que é o @Hudson do Vale@ e conhecer a @Francimeire Sales mulher incrível , Eu conheci a elexia dentro do ônibus e pegavamos ônibus na mesma parada não éramos da mesma turma mais nós conhecíamos e todo mundo via o empenho dos professores ao tentar ensinar ela da maneira que ficasse melhor pra ela . E deste então Parabenizo aos dois pelo trabalho ♥️
Boa tarde me chamo Gustavo , estudei no Instituto Federal de Roraima Canois Boa Vista Zona Oeste e durante os anos que estudei lá tive a incrível oportunidade de conhece de perto e estudar com uma aluna surda , inclusive aprendi muito com ela, até libras aprendi . E só quem já teve uma experiência dessa sabe da importância e o quão é necessário o trabalho que estão fazendo . Parabéns aos envolvidos 👏🏻👏🏻👏🏻❤️
Fico feliz por essa iniciativa , pois é fundamental se colocar no lugar de outra pessoa, tive a imensa oportunidade de estudar com uma aluna surda, e pude observar de perto sua evolução, no decorrer dos dias onde me interagia com ela , tive o prazer de obter o conhecimento da Libras onde poderei me interagir com outros surdos também .. mais uma vez venho parabenizar vocês, por esse projeto incrível, que irá trazer muitos benefícios. Abraços.
Olá, boa noite. Me chamo Matheus Guilherme, ex aluno o Instituto Federal Campus Boa Vista Zona Oeste/ CBVZO do curso de Técnico em Serviço Públicos/TSP. Bom, eu não tive o privilégio de estudar com uma aluna surda, mais convivia no junto e via o desempenho e empenho da aluna junto com os profissionais. E sei que foi uma experiência e tanto não só para os professores e sim para os demais alunos que conviviam juntos. E eu jamais poderia deixar de parabenizar o projeto/trabalho que vocês estão fazendo!! E claro, sei o quanto é nescessário e fundamental para a evolução do campus. @Hudson do Vale e @Francimeire Sales parabéns vocês arrasam!!!
Olá, boa tarde a todos . Me chamo Maria ,sou ex aluna do instituto federal do Campus boa vista zona oeste . E é com muito prazer que dou meus parabéns a @Hudson do Vale e @Francimeire Sales . Tive o privilégio de ser da mesma turma que a nossa amiga . E acompanhei sua dedicação e Desempenho. E pode ver tudo isso não só mente nela , também em seus professores. É com maior orgulho que dou meus parabéns aos @Hudson do Vale e @Francimeire Sales pela atitude.e aos restante que contribuíram e aos professores.❤️❤️❤️e quem presenciou o trabalho de perto tevi o privilégio de ver o quanto é incrível e que é muito importante.
Me chamo Matheus, ex-aluno do Instituto Federal de Roraima/ Campus Boa Vista Zona Oeste, formado no Curso Téc. Em Serviços Públicos...
Também tive o privilégio de fazer parte parte da mesma turma que a nossa colega, e pude perceber diariamente o empenho e dedicação de nossos professores e toda a equipe educacional para a inclusão da mesma...
Com certeza, a união de todos foi de grande importância para a evolucão da aluna em diversas áreas, por isso digo sem medo que essa é uma brilhante iniciativa que deve servir de modelo para que outras pessoas tenham essa mesma percepção.
Oi, boa tarde, sou Leandro Coelho, formado em Licenciatura em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual de Roraima – UERR.
Gostaria muito de parabenizar o senhor pelo seu projeto, pois atitudes como essa devem ser ressaltadas e destacadas em um país que muitas pessoas demonstram não ter o mínimo de conhecimento sobre inclusão social ou o desafio dos surdos em nosso país, principalmente dentro das nossas instruções de ensino público. Parece não haver o mínimo de preocupação dentro das instituições de ensino em oferecer uma educação inclusiva para os surdos e essas pessoas sofrem com a exclusão. Isso só prova o quanto se faz necessário tornar esse tema mais destacado.
Olá, Prof. Hudson e Profª Francimeire. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
O trabalho traz para a discussão uma política pública educacional de inclusão e suas problematizações no campo da prática extremamente pertinentes!
Além disso, os registros do fórum suscitam a discussão para pensarmos como a formação de professores, o contexto e a gestão do trabalho na escola podem qualificar ou não o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo.
Assim como outros eixos que envolvem o trabalho docente, as possíveis resistências no percurso formativo do professor são uma das problemáticas a serem enfrentadas.
Poderíamos pensar em estratégias coletivas para conseguir avançar nessa política pública e curricular na escola?
Infelizmente, às vezes, ocorre que as pessoas com deficiência vivem marginalizadas e/ou excluídas na sociedade e inclusive no mercado de trabalho. No entanto, essas dificuldades vêm sendo diminuídas por causa de trabalhos como este que vocês desenvolveram e desenvolvem com bastante efeito no aprendizado e assim, progredindo também, melhorias na vida pessoal dos surdos. Só podemos agradecer e parabenizar essa inclusão que fizeram dando a devida importância e capacidade ao surdo.
Fico muito feliz, por ter presenciado esse caso e ter visto o compromisso que ambos tinha com a aluna, fiz parte do mesmo ano letivo da aluna e pude ver a sua grande evolução em todas as áreas. Creio que assim como eu, todos que presenciaram ficam aprazível com todo trabalho e dedicação, meus parabéns pela iniciativa!! Hudson do Vale e Francimeire Sales.
Estimados colegas, boa noite! Sou Francimeire Sales, pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) / Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Desenvolvo as atividades de assessoramento pedagógico nos cursos de níveis técnico e neste ano iniciamos com o ensino superior. Também atuo na equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio aos estudantes com Necessidades Educativas Especificas (NAPNE). Estarei nesses dias de evento junto com o Prof. Hudson do Vale compartilhando nossa experiência no desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a aprendizagem de estudantes surdos. Será uma honra dividir e aprender com vocês! Abraços!!!
Bom dia! Parabéns pelo trabalho apresentado! Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Olá, boa tarde!! Me chamo Dielly Moura, ex-aluna do Instituto CBVZO, Formada no curso de serviços públicos. Tive o privilégio enquanto estudante de conviver no mesmo espaço da aluna com deficiência auditiva, estive por uns 2 anos na mesma sala que a aluna e de perto vi o seu progresso dentro do instituto, acredito que não só os seus intérpretes, mas todos os alunos e professores a ajudaram nessa tragétoria. Fico feliz por ter passado por essa experiência de conviver com a aluna, acredito que aprendi bastante. Quero parabenizá-los pelo incrível trabalho, e pela iniciativa de um projeto tão importante quanto esse.
É muito satisfatório prestigiar mais um trabalho desenvolvido por vocês. Desse modo, eu e alguns ex-alunos do Instituto Federal de Roraima- CBVZO, percebemos a interação social que a aluna desenvolveu durante os anos letivos, pois tiveram como meta colocá-la em condições sociais de interação, explorando assim suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais e em conjunto a aluna pôde progredir no seu aprendizado..
Sabemos que a inclusão educacional das pessoas surdas tem gerado amplas discursões, pois ora é vista como uma valorização às diferenças do convívio social e escolar. Tendo em vista, os desafios que aluna os teve que enfrentar, por exemplo, o preconceito.. a dificuldade de socialização, pois muitas pessoas ainda são desprovidas do conhecimento da língua de sinais, mas esses desafios foram bem enfrentados com ajuda e auxílio que vocês docentes prestaram..
Parabéns, pelo incrível trabalho professor/amigo @Hudson do Vale e querida pedagoga @Francimeire Sales.
Olá, boa noite! Me chamo Rihan Araujo, recém formado no curso técnico em serviços públicos pelo Instituto Federal-CBVZO. Ao longo desses poucos anos de instituição que tive, pude observar a maneira de como os servidores atendem ao público "especial", e quero parabenizar a todos pelo trabalho, dedicação e esforço, pois essa tarefa é para poucos! Atender um público tão diversificado, passar a atenção necessária e ainda promover autodesenvolvimento pessoal para o dicente, realmente, é de "tirar o chapéu"
Olá, boas tardes, meu nome é Perolayne Paiva, sou ex-aluna do IFRR/CBVZO e tive o privilégio de estudar na mesma turma que a aluna Alexia Janines, a mesma que possui deficiência auditiva. Como colega de classe, pude acompanhar o seu crescente desenvolvimento em sala de aula, pois com a dedicação dos intérpretes de libras Eunice Barbosa, William Jônatas e Gabriel Ribeiro, seria impossível não evoluir o nível de conhecimento em relação às matérias ministradas em sala. Com a Alexia em nossa turma, só tivemos a ganhar, pois foi dado a iniciativa a um pequeno projeto: "10 minutos de libras", em que era reservado os últimos 10 minutos de cada aula para aprendermos um pouco de libras. Foi um projeto que particularmente amei, já que aprendi várias coisas novas e tive mais facilidade de me comunicar com a colega. Aproveitando, quero deixar aqui os meus parabéns pela iniciativa do projeto ao meu querido professor Hudson do Vale de Oliveira e a estimada pedagoga Francimeire Sales de Souza, ambos com quem tive o enorme prazer de conviver durante os três anos do meu ensino médio. É isso, só tenho a agradecer, obrigada por tudo. Sucesso SEMPRE.. 🤩🥰👏🏻👏🏻
Esse fórum foi consideravelmente super produtivo! Parabenizo os autores pela produção desse belo trabalho e pelas considerações realizadas no fórum, bem como os participantes pelos seu comentários. Sigamos com nossos estudos, produção de conhecimentos, investigações e inquietações que nos levam a prosseguir! Abraços em todos/as!
Bela iniciativa, Prof Hudson e Francimeire. Fui contemplada por ser colega de classe da aluna e pude acompanhar de perto a rotina dela na escola. Observei como era difícil para os professores quando os intérpretes não estavam por perto, mas todos eles se esforçavam muito para encontrar meios de transmitir o conteúdo para a aluna, que tinha grande dificuldade de absorver, já que não era letrada nem mesmo em LIBRAS.
Olá ! Boa tarde , Me chamo ivis e eu sou ex aluna do instituto federal de Roraima Campus Boa vista Zona oeste e tive um privilégio enorme de ser Aluna deste Professor maravilhoso que é o @Hudson do Vale@ e conhecer a @Francimeire Sales mulher incrível , Eu conheci a elexia dentro do ônibus e pegavamos ônibus na mesma parada não éramos da mesma turma mais nós conhecíamos e todo mundo via o empenho dos professores ao tentar ensinar ela da maneira que ficasse melhor pra ela . E deste então Parabenizo aos dois pelo trabalho ♥️
Boa tarde me chamo Gustavo , estudei no Instituto Federal de Roraima Canois Boa Vista Zona Oeste e durante os anos que estudei lá tive a incrível oportunidade de conhece de perto e estudar com uma aluna surda , inclusive aprendi muito com ela, até libras aprendi . E só quem já teve uma experiência dessa sabe da importância e o quão é necessário o trabalho que estão fazendo . Parabéns aos envolvidos 👏🏻👏🏻👏🏻❤️
Nossa ! Exelente o trabalho de vocês. Estão de parabéns.
Olá, Me chamo Karla Caroline, ex-aluna do Instituto Federal de Roraima (Campus Boa Vista Zona Oeste), formada no Curso Téc. Em Serviços Públicos.
Primeiramente venho parabenizar ao @Hudson do Valee @Francimeire Sales pelo projeto incrível de suma importância.
Fico feliz por essa iniciativa , pois é fundamental se colocar no lugar de outra pessoa, tive a imensa oportunidade de estudar com uma aluna surda, e pude observar de perto sua evolução, no decorrer dos dias onde me interagia com ela , tive o prazer de obter o conhecimento da Libras onde poderei me interagir com outros surdos também .. mais uma vez venho parabenizar vocês, por esse projeto incrível, que irá trazer muitos benefícios. Abraços.
Olá, boa noite. Me chamo Matheus Guilherme, ex aluno o Instituto Federal Campus Boa Vista Zona Oeste/ CBVZO do curso de Técnico em Serviço Públicos/TSP. Bom, eu não tive o privilégio de estudar com uma aluna surda, mais convivia no junto e via o desempenho e empenho da aluna junto com os profissionais. E sei que foi uma experiência e tanto não só para os professores e sim para os demais alunos que conviviam juntos. E eu jamais poderia deixar de parabenizar o projeto/trabalho que vocês estão fazendo!! E claro, sei o quanto é nescessário e fundamental para a evolução do campus. @Hudson do Vale e @Francimeire Sales parabéns vocês arrasam!!!
Olá, me chamo karlos, sou ex aluno do Instituto Federal de roraima do campus boa vista zona oeste.
Primeiramente gostaria de parabenizar @Hudson do Vale e @Francimeire Sales pelo excelente trabalho que estão fazendo.👏👏
Tive a oportunidade de estudar com uma aluna surda por dois anos praticamente e foi uma experiência e tanto....
E vejo o quanto é necessário isso que vcs estão fazendo !!
Olá, boa tarde a todos . Me chamo Maria ,sou ex aluna do instituto federal do Campus boa vista zona oeste . E é com muito prazer que dou meus parabéns a @Hudson do Vale e @Francimeire Sales . Tive o privilégio de ser da mesma turma que a nossa amiga . E acompanhei sua dedicação e Desempenho. E pode ver tudo isso não só mente nela , também em seus professores. É com maior orgulho que dou meus parabéns aos @Hudson do Vale e @Francimeire Sales pela atitude.e aos restante que contribuíram e aos professores.❤️❤️❤️e quem presenciou o trabalho de perto tevi o privilégio de ver o quanto é incrível e que é muito importante.
Olá a todos...
Boa tarde !!!
Me chamo Matheus, ex-aluno do Instituto Federal de Roraima/ Campus Boa Vista Zona Oeste, formado no Curso Téc. Em Serviços Públicos...
Também tive o privilégio de fazer parte parte da mesma turma que a nossa colega, e pude perceber diariamente o empenho e dedicação de nossos professores e toda a equipe educacional para a inclusão da mesma...
Com certeza, a união de todos foi de grande importância para a evolucão da aluna em diversas áreas, por isso digo sem medo que essa é uma brilhante iniciativa que deve servir de modelo para que outras pessoas tenham essa mesma percepção.
Meus parabéns, querido professor @Hudson do Vale e minha estimada amiga/orientadora @Francimeire Sales
Quem presenciou de perto o trabalho, sabe a importância !!!
Abraços, e contem sempre comigo
Oi, boa tarde, sou Leandro Coelho, formado em Licenciatura em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual de Roraima – UERR.
Gostaria muito de parabenizar o senhor pelo seu projeto, pois atitudes como essa devem ser ressaltadas e destacadas em um país que muitas pessoas demonstram não ter o mínimo de conhecimento sobre inclusão social ou o desafio dos surdos em nosso país, principalmente dentro das nossas instruções de ensino público. Parece não haver o mínimo de preocupação dentro das instituições de ensino em oferecer uma educação inclusiva para os surdos e essas pessoas sofrem com a exclusão. Isso só prova o quanto se faz necessário tornar esse tema mais destacado.
Parabéns Professor Hudson
Olá, Prof. Hudson e Profª Francimeire. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
O trabalho traz para a discussão uma política pública educacional de inclusão e suas problematizações no campo da prática extremamente pertinentes!
Além disso, os registros do fórum suscitam a discussão para pensarmos como a formação de professores, o contexto e a gestão do trabalho na escola podem qualificar ou não o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo.
Assim como outros eixos que envolvem o trabalho docente, as possíveis resistências no percurso formativo do professor são uma das problemáticas a serem enfrentadas.
Poderíamos pensar em estratégias coletivas para conseguir avançar nessa política pública e curricular na escola?
Infelizmente, às vezes, ocorre que as pessoas com deficiência vivem marginalizadas e/ou excluídas na sociedade e inclusive no mercado de trabalho. No entanto, essas dificuldades vêm sendo diminuídas por causa de trabalhos como este que vocês desenvolveram e desenvolvem com bastante efeito no aprendizado e assim, progredindo também, melhorias na vida pessoal dos surdos. Só podemos agradecer e parabenizar essa inclusão que fizeram dando a devida importância e capacidade ao surdo.
Fico muito feliz, por ter presenciado esse caso e ter visto o compromisso que ambos tinha com a aluna, fiz parte do mesmo ano letivo da aluna e pude ver a sua grande evolução em todas as áreas. Creio que assim como eu, todos que presenciaram ficam aprazível com todo trabalho e dedicação, meus parabéns pela iniciativa!! Hudson do Vale e Francimeire Sales.
Estimados colegas, boa noite! Sou Francimeire Sales, pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) / Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Desenvolvo as atividades de assessoramento pedagógico nos cursos de níveis técnico e neste ano iniciamos com o ensino superior. Também atuo na equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio aos estudantes com Necessidades Educativas Especificas (NAPNE). Estarei nesses dias de evento junto com o Prof. Hudson do Vale compartilhando nossa experiência no desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a aprendizagem de estudantes surdos. Será uma honra dividir e aprender com vocês! Abraços!!!