Parabéns pelo trabalho apresentado! Após avaliação dos pareceristas, foi considerado destaque no Eixo Temático Tecnologia Educacional, recebendo certificado de premiação, que
segue anexo. Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Assistindo as comunicações presenciais bem como das mensas rendondas no V Colbeduca, pude notar que muitos temas de alguma forma rementem a esse olhar interdisciplinar, principalmente quando os assuntos estão relacionados a linha de tecnologias da educacionais.
Fazenda (2001, p.14) comenta que, “perceber-se interdisciplinar é o primeiro movimento em direção a um fazer interdisciplinar e a um pensar interdisciplinar”.
Observei dessa forma, que muitos colegas na apresentação de seus trabalhos, projetos e pesquisas, já estão imbuídos dessa interdisciplinaridade, que o fazem também nesse compartilhamento de conhecimento.
Cristiano, obrigada pela sua contribuição. A ideia é ao final da minha pesquisa oferecer uma guia de práticas interdisciplinares na EAD no ES, para que os docentes e tutores possam ter um referencial. Essas práticas interdisciplinares poderão ser novas, adaptadas e melhoradas. Essa proposição acontecerá através de experiências de colegas que também trabalham na EAD. A ideia sim é trazer práticas interdisciplinares inovadoras, mas entendemos que irá depender das proposições feitas pelos participantes da pesquisa.
Olá Gabriela, eu trabalho com EaD também junto a FIAP/SP e fiz alguns cursos durante meu mestrado e doutorado para "sentir" como estava funcionando, em particular fiz cursos ligados ao Coursera que possuem uma metodologia sem igual. Os trabalhos de multimodalidades descritos por Roxane Rojo e também por Dorotea Frank Kersch (obras distintas) são muito bem vindas ao tema de ensino a distancia. Particularmente quando pensamos em multidisciplinaridade e articulações em PBL (seja problem ou project), eu prefiro project. Dado o seu trabalho como uma revisão bibliográfica eu gostaria de saber se pretende, a partir dele, propor uma metodologia que inove o que temos em EaD no Brasil.
Lidiane, não nos aprofundamos no quesito "conceito de mediação". Entendemos que muitas da práticas interdisciplinares na EAD no ES, acontecem de forma síncrona e assíncrona, como já comentado, mediadas por professores, tutores e até os colegas. Nos amparamos sim, na teoria sociointeracionista, onde Vygotsky (1984), destaca que todos os sujeitos são mediadores, sejam eles estudantes ou professores, é na interação com os outros mediados pela linguagem que produzimos conhecimento. E o professor deve sempre partir das vivências e da realidade social em que os estudantes estão situados para então desenvolver essas práticas interdisciplinares.
No final da apresentação vocês mencionam que a mediação pedagógica é um processo que acontece de duas formas: mediada pelo professor ou por colegas também envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Eu concordo, plenamente. E como fica a aprendizagem mediada pelas tecnologias? Vocês chegam a considerar essa dimensão do conceito de mediação? Questiono porque minha tese é sobre mediação pedagógica online e a dimensão tecnológica é essencial para a construção da aprendizagem.
Parabéns a você e Avanilde pelo estudo. É uma pesquisa de doutorado, por acaso?
Eu trabalho com EaD na Educação Superior e é um desafio constante propor práticas interdisciplinares que sejam significativas e contínuas. Dentre as inciativas que adotamos estão os seminários integradores e atividades de aprendizagem articuladas entre as disciplinas do semestre (fase). Também buscamos realizar um trabalho integrado com o estágio curricular. Gostei muito de ler a apresentação de vocês e fiquei com vontade ler o estudo finalizado.
Tema muito relevante para os dias de hoje. Essas práticas são ensenciais no processo de ensino aprendizagem. Infelizmente ainda são pouco utilizadas e estudadas como mostra a pesquisa, apesar de serem eficazes.
Segundo Lemos (2009 p.9), na visão da prática didática, a interdisciplinaridade conduz o processo ensino aprendizagem de forma ordenada e específica. É necessário proporcionar aos educandos uma aprendizagem simultânea de um determinado assunto aplicado aos métodos já existentes em várias disciplinas. Resulta-se em reordenar conhecimentos diversos gerando um novo conhecimento entre os diversos campos dos saberes.
Entendemos que alguns fatores são essenciais para que a prática interdisciplinar aconteça, e os resultados sejam alcançados, como: pensar de forma coletiva as atividades a serem praticadas em sala de aula e a interação entre aluno e docente.
Apesar de não terem encontrado muitos trabalhos, essa discussão é muito relevante para que possamos buscar novos caminhos para a promoção de práticas interdisciplinares no ensino a distância, bem como no presencial, que muito pouco acontece.
Assim como apontado no trabalho, acredito que a proposição de tarefas colaborativas auxilie muito no desenvolvimento de atividades interdisciplinares, no entanto, a realização de uma tarefa de forma colaborativa não garante que ela está sendo interdisciplinar. Interdisciplinaridade é a colaboração mútua entre duas ou mais disciplinas.
Parabéns pelo trabalho apresentado! Após avaliação dos pareceristas, foi considerado destaque no Eixo Temático Tecnologia Educacional, recebendo certificado de premiação, que
segue anexo. Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Assistindo as comunicações presenciais bem como das mensas rendondas no V Colbeduca, pude notar que muitos temas de alguma forma rementem a esse olhar interdisciplinar, principalmente quando os assuntos estão relacionados a linha de tecnologias da educacionais.
Fazenda (2001, p.14) comenta que, “perceber-se interdisciplinar é o primeiro movimento em direção a um fazer interdisciplinar e a um pensar interdisciplinar”.
Observei dessa forma, que muitos colegas na apresentação de seus trabalhos, projetos e pesquisas, já estão imbuídos dessa interdisciplinaridade, que o fazem também nesse compartilhamento de conhecimento.
Cristiano, obrigada pela sua contribuição. A ideia é ao final da minha pesquisa oferecer uma guia de práticas interdisciplinares na EAD no ES, para que os docentes e tutores possam ter um referencial. Essas práticas interdisciplinares poderão ser novas, adaptadas e melhoradas. Essa proposição acontecerá através de experiências de colegas que também trabalham na EAD. A ideia sim é trazer práticas interdisciplinares inovadoras, mas entendemos que irá depender das proposições feitas pelos participantes da pesquisa.
Olá Gabriela, eu trabalho com EaD também junto a FIAP/SP e fiz alguns cursos durante meu mestrado e doutorado para "sentir" como estava funcionando, em particular fiz cursos ligados ao Coursera que possuem uma metodologia sem igual. Os trabalhos de multimodalidades descritos por Roxane Rojo e também por Dorotea Frank Kersch (obras distintas) são muito bem vindas ao tema de ensino a distancia. Particularmente quando pensamos em multidisciplinaridade e articulações em PBL (seja problem ou project), eu prefiro project. Dado o seu trabalho como uma revisão bibliográfica eu gostaria de saber se pretende, a partir dele, propor uma metodologia que inove o que temos em EaD no Brasil.
Lidiane, não nos aprofundamos no quesito "conceito de mediação". Entendemos que muitas da práticas interdisciplinares na EAD no ES, acontecem de forma síncrona e assíncrona, como já comentado, mediadas por professores, tutores e até os colegas. Nos amparamos sim, na teoria sociointeracionista, onde Vygotsky (1984), destaca que todos os sujeitos são mediadores, sejam eles estudantes ou professores, é na interação com os outros mediados pela linguagem que produzimos conhecimento. E o professor deve sempre partir das vivências e da realidade social em que os estudantes estão situados para então desenvolver essas práticas interdisciplinares.
Gabriela,
No final da apresentação vocês mencionam que a mediação pedagógica é um processo que acontece de duas formas: mediada pelo professor ou por colegas também envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Eu concordo, plenamente. E como fica a aprendizagem mediada pelas tecnologias? Vocês chegam a considerar essa dimensão do conceito de mediação? Questiono porque minha tese é sobre mediação pedagógica online e a dimensão tecnológica é essencial para a construção da aprendizagem.
Um abraço. Lidiane (mediadora Colbeduca)
Olá Gabriela!
Parabéns a você e Avanilde pelo estudo. É uma pesquisa de doutorado, por acaso?
Eu trabalho com EaD na Educação Superior e é um desafio constante propor práticas interdisciplinares que sejam significativas e contínuas. Dentre as inciativas que adotamos estão os seminários integradores e atividades de aprendizagem articuladas entre as disciplinas do semestre (fase). Também buscamos realizar um trabalho integrado com o estágio curricular. Gostei muito de ler a apresentação de vocês e fiquei com vontade ler o estudo finalizado.
Um abraço.
Lidiane
Tema muito relevante para os dias de hoje. Essas práticas são ensenciais no processo de ensino aprendizagem. Infelizmente ainda são pouco utilizadas e estudadas como mostra a pesquisa, apesar de serem eficazes.
Segundo Lemos (2009 p.9), na visão da prática didática, a interdisciplinaridade conduz o processo ensino aprendizagem de forma ordenada e específica. É necessário proporcionar aos educandos uma aprendizagem simultânea de um determinado assunto aplicado aos métodos já existentes em várias disciplinas. Resulta-se em reordenar conhecimentos diversos gerando um novo conhecimento entre os diversos campos dos saberes.
Entendemos que alguns fatores são essenciais para que a prática interdisciplinar aconteça, e os resultados sejam alcançados, como: pensar de forma coletiva as atividades a serem praticadas em sala de aula e a interação entre aluno e docente.
Bom dia a todos!
Agradecemos sua presença nesse Fórum de discussão.
Sejam todos bem vindos!
Apesar de não terem encontrado muitos trabalhos, essa discussão é muito relevante para que possamos buscar novos caminhos para a promoção de práticas interdisciplinares no ensino a distância, bem como no presencial, que muito pouco acontece.
Assim como apontado no trabalho, acredito que a proposição de tarefas colaborativas auxilie muito no desenvolvimento de atividades interdisciplinares, no entanto, a realização de uma tarefa de forma colaborativa não garante que ela está sendo interdisciplinar. Interdisciplinaridade é a colaboração mútua entre duas ou mais disciplinas.