Parabéns pelo trabalho de vocês! Tenho um orientando em educação matemática que também trabalha a etnomatemática, como ele é indígena, ele propõe em seu trabalho ensinar a matemática utilizando a língua indígena nheengatu. Quem sabe no próximo Colbeduca já publicamos o nosso trabalho para o conhecimento de todos vocês? Abraço a todos e sucesso na pesquisa.
Olá! Achei muito legal a proposta de vocês, ainda mais considerando que dentre as tendências em Educação Matemática existentes, a Etnomatemática é uma das menos contempladas em trabalhos. Pelo que entendi, a proposta ainda não foi posta em prática, mas imagino que vocês encontrarão resultados bem interessantes. Quem sabe compartilham os resultados conosco numa outra oportunidade?! Por fim, gostaria de perguntar se vocês conhecem um livro intitulado "Na vida dez, na escola zero". Acho que essa obra poderia ajudar vocês neste trabalho que estão propondo, especialmente para esclarecer aos alunos como os mestres de obras e pedreiros fazem uso da matemática. Abraço!
Parabéns pela proposta elaborada! Às vezes parece meio "forçada" a relação entre a teoria e a prática que tentamos mostrar em sala de aula, mas a proposta de vocês e os conteúdos matemáticos envolvidos têm uma ligação claramente visível. Além disso, valoriza o saber matemático prático, que contribui na sociedade e, como já falado anteriormente, muitas vezes não é reconhecido.
Vocês já aplicaram a proposta? Se sim, como foi a reação dos alunos à primeira parte e o desempenho deles na resolução das tarefas? Se não aplicaram, pretendem aplicar?
Gostei da proposta de aula de acordo com a etnomatemática, pois é difícil encontrar exemplos de aula, ou melhor, sequências didáticas adequada a essa abordagem metodológica.
Um questionamento: Ao elaborarem a sequência didática, vocês pensaram em que disciplina de graduação poderia ser desenvolvida? Ou a pensaram como uma aplicação da matemática para cursos de Ensino Médio e/ou Técnico?
Olá, sejam bem vindos ao fórum de discussão de nossos trabalhos
.
Me chamo Helen e ao lado de minha amiga Kemeli gostaríamos de contribuir com nossos trabalhos para o V COLBEDUCA.
Somos de Joinville/SC, licenciadas em Matemática pela UDESC-CCT e já participamos como alunas no III COLBEDUCA que aconteceu em Florianópolis/SC em 2017. Ficamos felizes por participar novamente juntas neste evento.
Nosso objetivo neste trabalho é realizar estudos na área da Geometria utilizando a Etnomatemática como base para a construção do conhecimento. Além de mostrar aos alunos a importância da Matemática no cotidiano das várias profissões e assim, relacionar a matemática utilizada pelos pedreiros com conteúdos matemáticos escolares.
FICOU INTERESSADO? Dá uma olhada em nossa apresentação.
DÚVIDAS? Fale conosco! Estamos a disposição para respondê-los e agradecemos também por ideias que nos ajudem a crescer em nossos temas propostos.
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Parabéns pelo trabalho de vocês! Tenho um orientando em educação matemática que também trabalha a etnomatemática, como ele é indígena, ele propõe em seu trabalho ensinar a matemática utilizando a língua indígena nheengatu. Quem sabe no próximo Colbeduca já publicamos o nosso trabalho para o conhecimento de todos vocês? Abraço a todos e sucesso na pesquisa.
Olá! Achei muito legal a proposta de vocês, ainda mais considerando que dentre as tendências em Educação Matemática existentes, a Etnomatemática é uma das menos contempladas em trabalhos. Pelo que entendi, a proposta ainda não foi posta em prática, mas imagino que vocês encontrarão resultados bem interessantes. Quem sabe compartilham os resultados conosco numa outra oportunidade?! Por fim, gostaria de perguntar se vocês conhecem um livro intitulado "Na vida dez, na escola zero". Acho que essa obra poderia ajudar vocês neste trabalho que estão propondo, especialmente para esclarecer aos alunos como os mestres de obras e pedreiros fazem uso da matemática. Abraço!
Helen e Kemeli!
Parabéns pela proposta elaborada! Às vezes parece meio "forçada" a relação entre a teoria e a prática que tentamos mostrar em sala de aula, mas a proposta de vocês e os conteúdos matemáticos envolvidos têm uma ligação claramente visível. Além disso, valoriza o saber matemático prático, que contribui na sociedade e, como já falado anteriormente, muitas vezes não é reconhecido.
Vocês já aplicaram a proposta? Se sim, como foi a reação dos alunos à primeira parte e o desempenho deles na resolução das tarefas? Se não aplicaram, pretendem aplicar?
Oi, Helen e Kemeli!
Gostei da proposta de aula de acordo com a etnomatemática, pois é difícil encontrar exemplos de aula, ou melhor, sequências didáticas adequada a essa abordagem metodológica.
Um questionamento: Ao elaborarem a sequência didática, vocês pensaram em que disciplina de graduação poderia ser desenvolvida? Ou a pensaram como uma aplicação da matemática para cursos de Ensino Médio e/ou Técnico?
Trabalho muito interessante, ao abordar o saber prático, pouco utilizado como ferramenta em sala de aula.
Olá, sejam bem vindos ao fórum de discussão de nossos trabalhos
.
Me chamo Helen e ao lado de minha amiga Kemeli gostaríamos de contribuir com nossos trabalhos para o V COLBEDUCA.
Somos de Joinville/SC, licenciadas em Matemática pela UDESC-CCT e já participamos como alunas no III COLBEDUCA que aconteceu em Florianópolis/SC em 2017. Ficamos felizes por participar novamente juntas neste evento.
Nosso objetivo neste trabalho é realizar estudos na área da Geometria utilizando a Etnomatemática como base para a construção do conhecimento. Além de mostrar aos alunos a importância da Matemática no cotidiano das várias profissões e assim, relacionar a matemática utilizada pelos pedreiros com conteúdos matemáticos escolares.
FICOU INTERESSADO? Dá uma olhada em nossa apresentação.
DÚVIDAS? Fale conosco! Estamos a disposição para respondê-los e agradecemos também por ideias que nos ajudem a crescer em nossos temas propostos.