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ANGELI ROSE
25 de jan. de 2018
Obrigada.Um abraço.
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Adriene Bolzan Duarte
25 de jan. de 2018
Olá ANGELI ROSE! Obrigada pela leitura dos slides e pelas contribuições! Nos slides procurei apresentar alguns pontos de discussão no trabalho, e todos eles serão aprofundados no artigo final, inclusive os que você sinalizou. Sobre a avaliação em larga escala, as produções têm avançado tanto em termos de foco de pesquisa como em quantidade, por mais que ainda a passos curtos. Referente ao exemplo que você deu dos textos produzidos por estudantes nas avaliações, os trabalhos que tratam das metodologias e práticas pedagógicas em especial do ensino de português e matemática contemplam essa discussão. A ALE no Brasil iniciou o processo de expansão no final dos anos 90, e desde então muitas adaptações e (re)criações foram realizadas, e atualmente presenciamos novas formas de avaliação na instância municipal. É nesse caminho que nossos esforços se direcionam para a análise das iniciativas municipais de avaliação em larga escala suas faces e interfaces. Procuramos assim contribuir para a discussão do tema.
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ANGELI ROSE
24 de jan. de 2018
Parabéns pela relevância da pesquisa apresentada.Um primeiro ponto que considero ser importante desenvolver mais para os leitores do trabalho é essa observação acerca do descompasso entre as palavras-chave e as teses desenvolvidas;um outro aspecto importante que sugiro ser mais detalhado(penso que o artigo final deverá apresentar) é o fato de ter-se encontrado equívocos metodológicos nas tese selecionadas,por exemplo. e no que diz respeito à avaliação em larga escala propriamente dita,acabei de participar da avaliação de redações do ENCCEJA,como corretora, e pude observar que a desconexão entre os critérios propostos de avaliação e o que de fato se pratica ocorre em parte porque a realidade das produções avaliadas se distanciam de um ideal estabelecido de leitor e produtor de textos,por exemplo.Sei que se trata de uma situação muito específica,entretanto, considero ser um índice para se pensar também a avaliação em larga escala e tem relação com a educação básica brasileira.Então, o que pensa em termos de contribuição que esta pesquisa pode gerar para o debate sobre o tema?
Obrigada.Um abraço.
Olá ANGELI ROSE! Obrigada pela leitura dos slides e pelas contribuições! Nos slides procurei apresentar alguns pontos de discussão no trabalho, e todos eles serão aprofundados no artigo final, inclusive os que você sinalizou. Sobre a avaliação em larga escala, as produções têm avançado tanto em termos de foco de pesquisa como em quantidade, por mais que ainda a passos curtos. Referente ao exemplo que você deu dos textos produzidos por estudantes nas avaliações, os trabalhos que tratam das metodologias e práticas pedagógicas em especial do ensino de português e matemática contemplam essa discussão. A ALE no Brasil iniciou o processo de expansão no final dos anos 90, e desde então muitas adaptações e (re)criações foram realizadas, e atualmente presenciamos novas formas de avaliação na instância municipal. É nesse caminho que nossos esforços se direcionam para a análise das iniciativas municipais de avaliação em larga escala suas faces e interfaces. Procuramos assim contribuir para a discussão do tema.
Parabéns pela relevância da pesquisa apresentada.Um primeiro ponto que considero ser importante desenvolver mais para os leitores do trabalho é essa observação acerca do descompasso entre as palavras-chave e as teses desenvolvidas;um outro aspecto importante que sugiro ser mais detalhado(penso que o artigo final deverá apresentar) é o fato de ter-se encontrado equívocos metodológicos nas tese selecionadas,por exemplo. e no que diz respeito à avaliação em larga escala propriamente dita,acabei de participar da avaliação de redações do ENCCEJA,como corretora, e pude observar que a desconexão entre os critérios propostos de avaliação e o que de fato se pratica ocorre em parte porque a realidade das produções avaliadas se distanciam de um ideal estabelecido de leitor e produtor de textos,por exemplo.Sei que se trata de uma situação muito específica,entretanto, considero ser um índice para se pensar também a avaliação em larga escala e tem relação com a educação básica brasileira.Então, o que pensa em termos de contribuição que esta pesquisa pode gerar para o debate sobre o tema?