Ótimas considerações sobre o trabalho! Trazer para discussão essa modalidade educativa traz para o campo do currículo outros olhares sobre possibilidades diversas de desenvolvimento curricular. E o trabalho nesse fórum visibilizou em muito essas questões! Parabenizo as autoras por essa produção tão relevante! Abraços em todos/as!
Parabenizo o evento pela abertura deste canal para diálogos. A pesquisa de doutoramento em desenvolvimento, aqui apresentada, faz parte de Programa de Pesquisa com Textos/Documentos Curriculares que nos aproxima do debate curricular da/na educação do campo. Esse debate organizado em meio às problematizações da produção, seleção e distribuição conhecimento fora das estruturas curriculares do ensino tradicional. Diante disso, agregar comentários, ideias e depoimentos em muito fortalece a perspectiva de discussão sobre o campo do currículo e a essa pesquisa, particularmente.
Olá Louíze! Agradeço por suas considerações! De fato, nossas pesquisas sinalizam aproximações, especialmente no que se refere às especificidades dos sujeitos. Este é um debate importante, que ainda requer muitas respostas. Entre os teóricos que subsidiam nossa pesquisa, as obras de Michael Apple têm especial contribuição. Sugiro "Conhecimento Oficial" para sua leitura. Abraços.
Olá, Clarice e Fabiany! Lendo o trabalho de vocês percebo que compartilhamos de certas concepções a respeito do papel do currículo na construção de uma educação democrática e inclusiva. Como foi dito em sua pesquisa, o currículo, muito mais que um apanhado de conteúdos e orientações, tem como uma de suas principais finalidades contribuir e auxilia na aprendizagem de nossos alunos, bem como na formação de sujeitos. Desta forma, considerar as vivencias e as peculiaridades do contexto dos alunos é de suma importância para que o currículo possa alcançar seus objetivos como ferramenta essencial na promoção de uma educação justa. Possuo como tema de dissertação a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o que a mesma apresenta como possibilidades de trabalho para o ensino de ciências voltado aos alunos com deficiência visual, acredito que nossos trabalhos podem se relacionar no que tange a formulação estrutural do currículo e como o mesmo pode auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos! Parabéns pelo trabalho, abraços.
Olá, Profª Clarice e Profª Fabiany. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Suas considerações sobre o currículo, conhecimento e as prescrições curriculares que envolvem a educação do/no campo subsidiam reflexões importantíssimas nesse fórum sobre o desenvolvimento curricular em relação à temática abordada!
A pesquisa, direcionada para esse campo contribui sobremaneira para uma discussão, como bem ressaltada na apresentação, para chamar a atenção sobre a escassez de investigações nessa área.
Chamou a atenção as concentrações de estudos em determinadas regiões, em detrimento da Região Norte e Centro Oeste. Poderiam nos informar se tem alguma hipótese sobre esse fenômeno?
No último slide, antes das referências tem o destaque para:
“A par disso, mesmo considerando a escassez do debate no campo da Educação do/no Campo e, que a prescrição obedece a seleções e distribuições não neutras, as fontes, ainda, não ultrapassam as discussões sobre a ideia de cultura como o conhecimento do aluno, bem como os seus interesses. Em que pese esse conhecimento ser absolutamente imprescindível para o trabalho do professor e como ponto de partida na abordagem do conhecimento das disciplinas, não sustenta o conhecimento poderoso, cujo acesso deve ser garantido a todos.”
Poderia dissertar um pouco mais sobre essa questão problematizada na sua discussão?
Olá! Sou Clarice Simão Pereira, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestre em educação pela mesma Universidade. Este trabalho, escrito em coautoria com a profª Drª Fabiany de Cássia Tavares Silva, expõe parte dos estudos, realizados no processo de escrita de tese, desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de Cultura Escolar – UFMS. O objetivo consiste em mapear e analisar as dissertações e teses, produzidas entre 2007 e 2017, que estudaram/analisaram textos/documentos curriculares para/da/na Educação do Campo, na busca pela compreensão dos processos de investigação sobre a relação entre o currículo e o conhecimento, no processo de prescrição curricular para a educação do/no campo. Convido a todos, à apreciação e participação efetiva nas discussões do Fórum. Até breve, abraços.
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Ótimas considerações sobre o trabalho! Trazer para discussão essa modalidade educativa traz para o campo do currículo outros olhares sobre possibilidades diversas de desenvolvimento curricular. E o trabalho nesse fórum visibilizou em muito essas questões! Parabenizo as autoras por essa produção tão relevante! Abraços em todos/as!
Parabenizo o evento pela abertura deste canal para diálogos. A pesquisa de doutoramento em desenvolvimento, aqui apresentada, faz parte de Programa de Pesquisa com Textos/Documentos Curriculares que nos aproxima do debate curricular da/na educação do campo. Esse debate organizado em meio às problematizações da produção, seleção e distribuição conhecimento fora das estruturas curriculares do ensino tradicional. Diante disso, agregar comentários, ideias e depoimentos em muito fortalece a perspectiva de discussão sobre o campo do currículo e a essa pesquisa, particularmente.
Parabéns professoras Clarice e Fabiany, importantes reflexões!
Olá Louíze! Agradeço por suas considerações! De fato, nossas pesquisas sinalizam aproximações, especialmente no que se refere às especificidades dos sujeitos. Este é um debate importante, que ainda requer muitas respostas. Entre os teóricos que subsidiam nossa pesquisa, as obras de Michael Apple têm especial contribuição. Sugiro "Conhecimento Oficial" para sua leitura. Abraços.
Olá, Clarice e Fabiany! Lendo o trabalho de vocês percebo que compartilhamos de certas concepções a respeito do papel do currículo na construção de uma educação democrática e inclusiva. Como foi dito em sua pesquisa, o currículo, muito mais que um apanhado de conteúdos e orientações, tem como uma de suas principais finalidades contribuir e auxilia na aprendizagem de nossos alunos, bem como na formação de sujeitos. Desta forma, considerar as vivencias e as peculiaridades do contexto dos alunos é de suma importância para que o currículo possa alcançar seus objetivos como ferramenta essencial na promoção de uma educação justa. Possuo como tema de dissertação a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o que a mesma apresenta como possibilidades de trabalho para o ensino de ciências voltado aos alunos com deficiência visual, acredito que nossos trabalhos podem se relacionar no que tange a formulação estrutural do currículo e como o mesmo pode auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos! Parabéns pelo trabalho, abraços.
Olá, Profª Clarice e Profª Fabiany. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Suas considerações sobre o currículo, conhecimento e as prescrições curriculares que envolvem a educação do/no campo subsidiam reflexões importantíssimas nesse fórum sobre o desenvolvimento curricular em relação à temática abordada!
A pesquisa, direcionada para esse campo contribui sobremaneira para uma discussão, como bem ressaltada na apresentação, para chamar a atenção sobre a escassez de investigações nessa área.
Chamou a atenção as concentrações de estudos em determinadas regiões, em detrimento da Região Norte e Centro Oeste. Poderiam nos informar se tem alguma hipótese sobre esse fenômeno?
No último slide, antes das referências tem o destaque para:
“A par disso, mesmo considerando a escassez do debate no campo da Educação do/no Campo e, que a prescrição obedece a seleções e distribuições não neutras, as fontes, ainda, não ultrapassam as discussões sobre a ideia de cultura como o conhecimento do aluno, bem como os seus interesses. Em que pese esse conhecimento ser absolutamente imprescindível para o trabalho do professor e como ponto de partida na abordagem do conhecimento das disciplinas, não sustenta o conhecimento poderoso, cujo acesso deve ser garantido a todos.”
Poderia dissertar um pouco mais sobre essa questão problematizada na sua discussão?
Olá! Sou Clarice Simão Pereira, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestre em educação pela mesma Universidade. Este trabalho, escrito em coautoria com a profª Drª Fabiany de Cássia Tavares Silva, expõe parte dos estudos, realizados no processo de escrita de tese, desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de Cultura Escolar – UFMS. O objetivo consiste em mapear e analisar as dissertações e teses, produzidas entre 2007 e 2017, que estudaram/analisaram textos/documentos curriculares para/da/na Educação do Campo, na busca pela compreensão dos processos de investigação sobre a relação entre o currículo e o conhecimento, no processo de prescrição curricular para a educação do/no campo. Convido a todos, à apreciação e participação efetiva nas discussões do Fórum. Até breve, abraços.