As autoras trouxeram para a discussão pontos cruciais para discutir o currículo como um território em disputa que desvela, mesmo que em bases diferenciadas de poder, os tensionamentos existentes no campo de formação envolvendo processos sociais e culturais. Parabenizo a bela apresentação e convido a todos/as que continuem suas caminhadas de desvelamento de padrões impostos e ocupação de lugares críticos. Abraços em todos/as!
O trabalho aqui apresentado encontra-se inserido em Programa de Pesquisa com Textos/Documentos Curriculares e, particularmente, o objeto investigado por Letícia, sob minha orientação, tenta responder a um dos questionamentos que permanece no campo das investigações sobre currículo, a saber: Quais são as formas pelas quais o currículo tem se constituído em um dispositivo com marcas de controle, de reprodução e de promessas de inovação, para responder contra hegemonicamente às necessidades demandadas pela estrutura social? E, neste caso, a estrutura do Curso de Música e as formações do músico prometidas, iluminam a tentativa de resposta, uma vez que, retrata o conjunto de significados, expectativas e comportamentos compartilhados por um determinado grupo social, que facilita e ordena, limita e potencializa os intercâmbios sociais, as produções e as realizações individuais e coletivas dentro de um marco temporal e espacial orientado pela erudição versus o popular.
oi, leticia. agradeço pela sua resposta. acho a citação do marcus pereira muito pertinente, pois, pelo que eu percebo, há (ou havia) um padrão jazzístico nos cursos de música popular. acho que esse padrão ainda impera porque reflete a formação - e a preferência - da maioria dos professores da área. o caminho é prosseguir a avaliação e a discussão desses cursos para que o ar fresco entre nos recintos empoeirados da academia. parabéns pela coragem de discutir o tema em seu texto!
Texto muito interessante q mostra a urgência com q temos q discutir a presença e a prática do popular na universidade. Minha preocupação é: por precisar se afirmar na universidade, a música popular não vai seguir o padrão conservatorial - e reacionário - dos cursos de música já estabelecidos? O q vc acha desse futuro da música popular na "afademia"?
Olá, Profª Leticia e Profª Fabiany . E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
A perspectiva teórica destacada no trabalho nos leva a inferir sobre uma enorme gama de: influências, origens ideológicas, políticas, histórico-culturais e econômicas tramadas na constituição do currículo; conflitos existentes e aproximações entre concepções sobre currículo e desenvolvimento curricular; concepções e significações pessoais e sociais que estruturam práticas; pressupostos que desvelam as inclusões e exclusões dos diferentes saberes que estruturam as relações de poder na constituição e no desenvolvimento do currículo escolar mais especificamente na estrutura do curso de música em que a pesquisa foi realizada.
Muito interessante destacar que mesmo ausência de prescrições nas DCNs para os cursos de graduação em música, a erudição ainda se configure como conhecimento legítimo e como parâmetro de estruturação curricular.
Letícia essa questão, considerando o contexto de produção, influência e da prática onde se configuram a hierarquização dos capitais culturais fica um pouco mais explicitada no registro de sua resposta ao colega André!
Olá! Meu nome é Letícia Dias de Lima. Sou doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); sou mestra em Música pela UNESP (SP) e bacharela em piano popular pela FAAM (SP). Este trabalho faz parte das pesquisas do Grupo de Estudos "Observatório de Cultura Escolar" (OCE) – UFMS. Aqui, nosso objetivo é discutir a formação do músico popular, analisando questões curriculares e (de)compondo o caráter político e artístico de legitimação do habitus conservatorial. Convido a todos para a apreciação desta apresentação e espero que possamos interagir neste fórum. Abraços
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
As autoras trouxeram para a discussão pontos cruciais para discutir o currículo como um território em disputa que desvela, mesmo que em bases diferenciadas de poder, os tensionamentos existentes no campo de formação envolvendo processos sociais e culturais. Parabenizo a bela apresentação e convido a todos/as que continuem suas caminhadas de desvelamento de padrões impostos e ocupação de lugares críticos. Abraços em todos/as!
O trabalho aqui apresentado encontra-se inserido em Programa de Pesquisa com Textos/Documentos Curriculares e, particularmente, o objeto investigado por Letícia, sob minha orientação, tenta responder a um dos questionamentos que permanece no campo das investigações sobre currículo, a saber: Quais são as formas pelas quais o currículo tem se constituído em um dispositivo com marcas de controle, de reprodução e de promessas de inovação, para responder contra hegemonicamente às necessidades demandadas pela estrutura social? E, neste caso, a estrutura do Curso de Música e as formações do músico prometidas, iluminam a tentativa de resposta, uma vez que, retrata o conjunto de significados, expectativas e comportamentos compartilhados por um determinado grupo social, que facilita e ordena, limita e potencializa os intercâmbios sociais, as produções e as realizações individuais e coletivas dentro de um marco temporal e espacial orientado pela erudição versus o popular.
oi, leticia. agradeço pela sua resposta. acho a citação do marcus pereira muito pertinente, pois, pelo que eu percebo, há (ou havia) um padrão jazzístico nos cursos de música popular. acho que esse padrão ainda impera porque reflete a formação - e a preferência - da maioria dos professores da área. o caminho é prosseguir a avaliação e a discussão desses cursos para que o ar fresco entre nos recintos empoeirados da academia. parabéns pela coragem de discutir o tema em seu texto!
* academia
Texto muito interessante q mostra a urgência com q temos q discutir a presença e a prática do popular na universidade. Minha preocupação é: por precisar se afirmar na universidade, a música popular não vai seguir o padrão conservatorial - e reacionário - dos cursos de música já estabelecidos? O q vc acha desse futuro da música popular na "afademia"?
Olá, Profª Leticia e Profª Fabiany . E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
A perspectiva teórica destacada no trabalho nos leva a inferir sobre uma enorme gama de: influências, origens ideológicas, políticas, histórico-culturais e econômicas tramadas na constituição do currículo; conflitos existentes e aproximações entre concepções sobre currículo e desenvolvimento curricular; concepções e significações pessoais e sociais que estruturam práticas; pressupostos que desvelam as inclusões e exclusões dos diferentes saberes que estruturam as relações de poder na constituição e no desenvolvimento do currículo escolar mais especificamente na estrutura do curso de música em que a pesquisa foi realizada.
Muito interessante destacar que mesmo ausência de prescrições nas DCNs para os cursos de graduação em música, a erudição ainda se configure como conhecimento legítimo e como parâmetro de estruturação curricular.
Letícia essa questão, considerando o contexto de produção, influência e da prática onde se configuram a hierarquização dos capitais culturais fica um pouco mais explicitada no registro de sua resposta ao colega André!
Muito esclarecedoras as suas considerações.
Olá! Meu nome é Letícia Dias de Lima. Sou doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); sou mestra em Música pela UNESP (SP) e bacharela em piano popular pela FAAM (SP). Este trabalho faz parte das pesquisas do Grupo de Estudos "Observatório de Cultura Escolar" (OCE) – UFMS. Aqui, nosso objetivo é discutir a formação do músico popular, analisando questões curriculares e (de)compondo o caráter político e artístico de legitimação do habitus conservatorial. Convido a todos para a apreciação desta apresentação e espero que possamos interagir neste fórum. Abraços