Com certeza é um tema extremamente relevante e que se faz necessário ser pensado no contexto escolar inclusivo. Os slides estão bem explicativos, parabéns!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Trazer para a discussão da avaliação inserida dentro do processo de desenvolvimento curricular também nos reporta a pensar nas concepções de currículo que permeiam propostas e práticas pedagógicas no âmbito do contexto educativo.
E ao trazer a diferenciação como potência para fomentar um processo mais inclusivo traz para o campo a problematização de como pensar, como propor, como fazer... considerando o potencial de aprendizagem do aluno, mas também do potencial mediador do professor e do próprio instrumento de avaliação.
Diante dessa questão você pode dissertar um pouco mais aqui no fórum sobre a questão registrada no trabalho sobre:
“Pensando em possibilidades inovadoras, a avaliação diferenciada pode acontecer por meio de alguma tarefa que foi realizada em sala e para os outros alunos não teve um peso avaliativo. Enquanto para a turma trata-se de uma tarefa corriqueira, para o aluno em situação de inclusão computará como nota.”
Olá! Parabéns pelo trabalho, as reflexões são pertinentes. Pensarmos em avaliação e inclusão é algo necessário no contexto escolar, pois devemos sair do tradicional e quantitativo e pensarmos na avaliação mediadora, como um processo de aprendizagem do aluno, tudo que ele conseguir deve ser valorizando e sem comparar com os demais colegas. Abraços
Parabéns! Tema que está constantemente sendo discutido. Os critérios para avaliação, infelizmente ainda nos deparamos com modelos engessados e em formatos de exame. Obrigada, pela contribuição.
Parabéns pelo trabalho, Thacio! Extremamente importante a pesquisa no campo da avaliação! Teu material está muito explicativo e didático! Foi uma pesquisa bibliográfica ou teve prática com crianças?
Olá caríssimos, meu nome é Thacio, sou pedagogo e pós graduando em Educação Inclusiva pela UDESC. Sou de Miracema/RJ e trago com essa pesquisa uma reflexão sobre avaliação inclusiva com o objetivo de propor estratégias diferenciadas que possam auxiliar o professor em sua prática cotidiana. Convido à leitura do trabalho, façam comentários, exponham dúvidas, sugestões e experiências. Acredito que essa é uma boa oportunidade para construirmos juntos através dos encontros de aprendizagens que superam a distância.
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Que incrível teu trabalho, Thacio!
Com certeza é um tema extremamente relevante e que se faz necessário ser pensado no contexto escolar inclusivo. Os slides estão bem explicativos, parabéns!
Olá, Thacio. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Trazer para a discussão da avaliação inserida dentro do processo de desenvolvimento curricular também nos reporta a pensar nas concepções de currículo que permeiam propostas e práticas pedagógicas no âmbito do contexto educativo.
E ao trazer a diferenciação como potência para fomentar um processo mais inclusivo traz para o campo a problematização de como pensar, como propor, como fazer... considerando o potencial de aprendizagem do aluno, mas também do potencial mediador do professor e do próprio instrumento de avaliação.
Diante dessa questão você pode dissertar um pouco mais aqui no fórum sobre a questão registrada no trabalho sobre:
“Pensando em possibilidades inovadoras, a avaliação diferenciada pode acontecer por meio de alguma tarefa que foi realizada em sala e para os outros alunos não teve um peso avaliativo. Enquanto para a turma trata-se de uma tarefa corriqueira, para o aluno em situação de inclusão computará como nota.”
Olá! Parabéns pelo trabalho, as reflexões são pertinentes. Pensarmos em avaliação e inclusão é algo necessário no contexto escolar, pois devemos sair do tradicional e quantitativo e pensarmos na avaliação mediadora, como um processo de aprendizagem do aluno, tudo que ele conseguir deve ser valorizando e sem comparar com os demais colegas. Abraços
Parabéns! Tema que está constantemente sendo discutido. Os critérios para avaliação, infelizmente ainda nos deparamos com modelos engessados e em formatos de exame. Obrigada, pela contribuição.
Parabéns pelo trabalho, Thacio! Extremamente importante a pesquisa no campo da avaliação! Teu material está muito explicativo e didático! Foi uma pesquisa bibliográfica ou teve prática com crianças?
Parabéns, esse tema é relevante, e urge ser debatido, ainda temos um longo caminho a percorrer se tratando das formas de avaliação.
Olá caríssimos, meu nome é Thacio, sou pedagogo e pós graduando em Educação Inclusiva pela UDESC. Sou de Miracema/RJ e trago com essa pesquisa uma reflexão sobre avaliação inclusiva com o objetivo de propor estratégias diferenciadas que possam auxiliar o professor em sua prática cotidiana. Convido à leitura do trabalho, façam comentários, exponham dúvidas, sugestões e experiências. Acredito que essa é uma boa oportunidade para construirmos juntos através dos encontros de aprendizagens que superam a distância.