Bom dia!Parabéns pelo trabalho apresentado!Após avaliação dos pareceristas, foi considerado destaque no Eixo Temático Desenvolvimento Curricular, recebendo certificado de premiação.O certificado de premiação segue anexo.Obrigada por participar do V COLBEDUCA.Abraços e até a próxima!
Parabéns Natália! Sou coordenadora pedagógica em uma creche pública de São Bernardo do Campo/SP. A temática abordada por você é de suma relevância para o currículo infantil que estamos construindo em âmbito nacional. Já usei o seu trabalho para inspirar os professores da escola em que atuo. Obrigada!
As considerações da apresentadora, juntamente com os questionamentos e/ou colocações dos participantes do fórum contribuíram para pensarmos a temática. Parabenizo a apresentadora e demais participantes. E agradeço pelo compartilhamento de sua produção! Um abraço em todos!
Olá, Profª Nathalia e Prof. Rodrigo. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Trazer para a pauta as arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de artistas contemporâneos na Educação Infantil, com certeza aguçou nossos olhares, ouvidos e sentimentos em poder dar uma espiada bem grande nessa experiência!!!
O comentário da Lisiane também contribuiu em muito para essa questão! E o compartilhar com certeza também aguça professores a qualificarem o seu percurso formativo.
A divulgação de seu trabalho no âmbito da Educação Infantil com certeza produzirá outras tantas inovações curriculares que no campo do experienciar é que se vai construindo o caminho.
Se puderes compartilhar com os colegas o link de seu trabalho de conclusão de curso, tenho certeza que muitos agradecerão. Esperamos que você continue nessa caminhada com bastante fôlego!
Parabéns pelo trabalho, @Nathalia Scheuermann! Uma questão que, a meu ver, está sempre presente nas discussões curriculares é a distância entre as iniciativas dos professores, a nível local, e as mudanças estruturais de um currículo mais abrangente. Ou seja, me pergunto quais são os caminhos possíveis e práticos para que experiências como esta, que você relata, possam ser feitas, refeitas, transformadas, difundidas em mais escolas? A partir de suas experiências, como você vê essa questão?
Parabéns @Nathalia Scheuermann teu trabalho é de profunda relevância na direção da construção de um currículo em que arte contemporânea seja contemplada como parte do cotidiano da escola e que possibilite experiências ricas e sensíveis , fundamentais ao desenvolvimento integral das crianças.
Prezada @Nathalia Scheuermann ! Teu trabalho reflete as possibilidades de trabalho com as crianças aumentando o repertórios e experiências, as propostas criam instrumentos de leitura de mundo. Sucesso!
Prezada @Nathalia Scheuermann ! Tive a oportunidade de presenciar a apresentação oral deste magnífico trabalho desenvolvido com as crianças, além de ler teu TCC e apreciar a belíssima versão final encadernada. As significativas propostas vivenciadas com as crianças são encantadoras, de um primor estético, de uma sensibilidade e de uma potência que apenas as crianças são capazes de expressar! Parabéns pela criatividade e ousadia, pela fundamentação teórica apresentada e, principalmente pela interrelação entre a Arte Contemporânea, as Arquiteturas de Jogos e os Campos de Experiências. Por um currículo inovador na Educação Infantil! Sucesso em tua trajetória!
Parabéns pela inserção e discussão do tema arte no universo da educação infantil. Particularmente uso a arte como veículo essencial em meus trabalhos de educação ambiental : uma viagem pelo mundo criativo em uma busca do ser humano quanto a sua própria natureza, enxergando coisas, levando o educando a questionar e a pensar sobre o que está vendo através da sua experiência sensorial.
Olá!!! Meu nome é Nathalia Scheuermann dos Santos, sou professora de Educação Infantil em uma escola da rede privada em Porto Alegre - RS (Brasil) e mestranda em Educação na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias no PPGEDU da UFRGS. O trabalho apresentado resulta de uma pesquisa com crianças, realizada no Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Pedagogia da UFRGS, desenvolvido em 2018/1. Buscamos refletir acerca de questões para se pensar o currículo em diálogo com a arte contemporânea, mais especificamente abordando o conceito de "arquiteturas de jogo" (ABAD, 2009) e os campos de experiência presentes na BNCC (MEC, 2017). Convido a todos para compartilhar e discutir sobre essa temática :) Atenciosamente, Nathalia.
Agora, segue o certificado de apresentação do trabalho.
Bom dia! Parabéns pelo trabalho apresentado! Após avaliação dos pareceristas, foi considerado destaque no Eixo Temático Desenvolvimento Curricular, recebendo certificado de premiação. O certificado de premiação segue anexo. Obrigada por participar do V COLBEDUCA. Abraços e até a próxima!
Parabéns Natália! Sou coordenadora pedagógica em uma creche pública de São Bernardo do Campo/SP. A temática abordada por você é de suma relevância para o currículo infantil que estamos construindo em âmbito nacional. Já usei o seu trabalho para inspirar os professores da escola em que atuo. Obrigada!
Abraços
As considerações da apresentadora, juntamente com os questionamentos e/ou colocações dos participantes do fórum contribuíram para pensarmos a temática. Parabenizo a apresentadora e demais participantes. E agradeço pelo compartilhamento de sua produção! Um abraço em todos!
Olá, Profª Nathalia e Prof. Rodrigo. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Trazer para a pauta as arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de artistas contemporâneos na Educação Infantil, com certeza aguçou nossos olhares, ouvidos e sentimentos em poder dar uma espiada bem grande nessa experiência!!!
O comentário da Lisiane também contribuiu em muito para essa questão! E o compartilhar com certeza também aguça professores a qualificarem o seu percurso formativo.
A divulgação de seu trabalho no âmbito da Educação Infantil com certeza produzirá outras tantas inovações curriculares que no campo do experienciar é que se vai construindo o caminho.
Se puderes compartilhar com os colegas o link de seu trabalho de conclusão de curso, tenho certeza que muitos agradecerão. Esperamos que você continue nessa caminhada com bastante fôlego!
Parabéns pelo trabalho, @Nathalia Scheuermann! Uma questão que, a meu ver, está sempre presente nas discussões curriculares é a distância entre as iniciativas dos professores, a nível local, e as mudanças estruturais de um currículo mais abrangente. Ou seja, me pergunto quais são os caminhos possíveis e práticos para que experiências como esta, que você relata, possam ser feitas, refeitas, transformadas, difundidas em mais escolas? A partir de suas experiências, como você vê essa questão?
Parabéns @Nathalia Scheuermann teu trabalho é de profunda relevância na direção da construção de um currículo em que arte contemporânea seja contemplada como parte do cotidiano da escola e que possibilite experiências ricas e sensíveis , fundamentais ao desenvolvimento integral das crianças.
Prezada @Nathalia Scheuermann ! Teu trabalho reflete as possibilidades de trabalho com as crianças aumentando o repertórios e experiências, as propostas criam instrumentos de leitura de mundo. Sucesso!
Prezada @Nathalia Scheuermann ! Tive a oportunidade de presenciar a apresentação oral deste magnífico trabalho desenvolvido com as crianças, além de ler teu TCC e apreciar a belíssima versão final encadernada. As significativas propostas vivenciadas com as crianças são encantadoras, de um primor estético, de uma sensibilidade e de uma potência que apenas as crianças são capazes de expressar! Parabéns pela criatividade e ousadia, pela fundamentação teórica apresentada e, principalmente pela interrelação entre a Arte Contemporânea, as Arquiteturas de Jogos e os Campos de Experiências. Por um currículo inovador na Educação Infantil! Sucesso em tua trajetória!
Parabéns pela inserção e discussão do tema arte no universo da educação infantil. Particularmente uso a arte como veículo essencial em meus trabalhos de educação ambiental : uma viagem pelo mundo criativo em uma busca do ser humano quanto a sua própria natureza, enxergando coisas, levando o educando a questionar e a pensar sobre o que está vendo através da sua experiência sensorial.
Olá!!! Meu nome é Nathalia Scheuermann dos Santos, sou professora de Educação Infantil em uma escola da rede privada em Porto Alegre - RS (Brasil) e mestranda em Educação na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias no PPGEDU da UFRGS. O trabalho apresentado resulta de uma pesquisa com crianças, realizada no Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Pedagogia da UFRGS, desenvolvido em 2018/1. Buscamos refletir acerca de questões para se pensar o currículo em diálogo com a arte contemporânea, mais especificamente abordando o conceito de "arquiteturas de jogo" (ABAD, 2009) e os campos de experiência presentes na BNCC (MEC, 2017). Convido a todos para compartilhar e discutir sobre essa temática :) Atenciosamente, Nathalia.