De fato, o que você diz não é algo raro. No entanto, como qualquer recurso metodológico, creio que é preciso o professor saber por que e para que está utilizando, um bom planejamento, uma experimentação prévia para conhecer melhor o recurso, são meios que favorecem a utilização das tecnologias digitais. Quanto a "perder o controle da turma", creio que esta questão antecede qualquer metodologia. Vai depender do que o professor compreende sobre qual seja seu papel e o do aluno. Aqui, compreender o que dizem algumas teorias da aprendizagem seria um fundamental, entende? Creio que o professor que tem o hábito de planejar, acredita que seu papel é facilitar a aprendizagem e o do estudante é ser protagonista, não terá grandes preocupações com "controle de turma", pois terá o hábito de utilizar recursos ativos em sua prática pedagógica. Para os iniciante, é preciso tentar, quantas vezes forem necessárias.
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clucienegaml
13 de fev. de 2018
Tiago, sua sugestão foi muito pertinente e contribuiu bastante para meus estudos. Grata,
Cláudia
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Bruno de Agostini
24 de jan. de 2018
Excelente trabalho, parabéns!
Observamos que muitos educadores não utilizam as tecnologias em suas práticas, muita das vezes, por não possuir domínio sobre a mesma pensando que utilizando jogos digitais "perderia o controle da turma", qual caminho você vê para que isso não ocorra?
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Tiago francisco andrade diocesano
24 de jan. de 2018
Olá Cláudia,
Li o seu trabalho e vi que você trata a questão dos jogos digitais. Creio que posso agregar ao seu trabalho. Você já ouviu falar dos JOGOS SÉRIOS?
Jogos sérios são jogos de computador que não se destinam somente no entretenimento dos usuários, mas têm propósitos adicionais, como educação e treinamento. Um jogo sério é geralmente uma simulação que tem a aparência de um jogo, mas é realmente uma simulação de eventos ou processos do mundo real. O objetivo principal de um jogo sério geralmente é treinar ou educar usuários, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência agradável (SUSI; JOHANNESSON; BACKLUND, 2007). De acordo com Bellotti et al. (2013), um dos domínios de aplicação mais importantes é o campo da educação dado o potencial reconhecido dos jogos sérios para atender às necessidades atuais de aprimoramento educacional. Neste contexto, o propósito de um jogo sério é duplo: (i) ser divertido, e (ii) ser educacional.
Tem esse artigo que é um Overview sobre o tema:
Artigo:An Overview of Serious Games
Autores:Fedwa Laamarti, Mohamad Eid, and Abdulmotaleb El Saddik
Olá Bruno.
De fato, o que você diz não é algo raro. No entanto, como qualquer recurso metodológico, creio que é preciso o professor saber por que e para que está utilizando, um bom planejamento, uma experimentação prévia para conhecer melhor o recurso, são meios que favorecem a utilização das tecnologias digitais. Quanto a "perder o controle da turma", creio que esta questão antecede qualquer metodologia. Vai depender do que o professor compreende sobre qual seja seu papel e o do aluno. Aqui, compreender o que dizem algumas teorias da aprendizagem seria um fundamental, entende? Creio que o professor que tem o hábito de planejar, acredita que seu papel é facilitar a aprendizagem e o do estudante é ser protagonista, não terá grandes preocupações com "controle de turma", pois terá o hábito de utilizar recursos ativos em sua prática pedagógica. Para os iniciante, é preciso tentar, quantas vezes forem necessárias.
Tiago, sua sugestão foi muito pertinente e contribuiu bastante para meus estudos. Grata,
Cláudia
Excelente trabalho, parabéns!
Observamos que muitos educadores não utilizam as tecnologias em suas práticas, muita das vezes, por não possuir domínio sobre a mesma pensando que utilizando jogos digitais "perderia o controle da turma", qual caminho você vê para que isso não ocorra?
Olá Cláudia,
Li o seu trabalho e vi que você trata a questão dos jogos digitais. Creio que posso agregar ao seu trabalho. Você já ouviu falar dos JOGOS SÉRIOS?
Jogos sérios são jogos de computador que não se destinam somente no entretenimento dos usuários, mas têm propósitos adicionais, como educação e treinamento. Um jogo sério é geralmente uma simulação que tem a aparência de um jogo, mas é realmente uma simulação de eventos ou processos do mundo real. O objetivo principal de um jogo sério geralmente é treinar ou educar usuários, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência agradável (SUSI; JOHANNESSON; BACKLUND, 2007). De acordo com Bellotti et al. (2013), um dos domínios de aplicação mais importantes é o campo da educação dado o potencial reconhecido dos jogos sérios para atender às necessidades atuais de aprimoramento educacional. Neste contexto, o propósito de um jogo sério é duplo: (i) ser divertido, e (ii) ser educacional.
Tem esse artigo que é um Overview sobre o tema:
Artigo: An Overview of Serious Games
Autores: Fedwa Laamarti, Mohamad Eid, and Abdulmotaleb El Saddik
Espero que contribua para o seu trabalho.
Abraços.