- Lidiane Goedert, Tânia Regina Unglaub da Rocha, Klalter Bez Fontanda Arndt
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katiane_sousageo
25 de jan. de 2018
Obrigada pelo esclarecimento!
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Renata Machado
25 de jan. de 2018
Ótimo trabalho Lidiane! Estou trabalhando com esse tema em minha pesquisa e o meu parecer é bem parecido com a sua análise! Parabéns!!!!
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lidianegoedert
25 de jan. de 2018
Olá Bruno,
O mais frequente é eles comentarem sobre o uso de ambiente virtual de aprendizagem durante a formação superior. Mas isso não garante uma apropriação de tecnologias digitais com finalidade pedagógica. O que percebemos é a ausência ou pouca oportunidade de processos de apropriação de tecnologias durante a formação, especialmente as digitais. Os futuros professores e os já formados conhecem muitas tecnologias, mas muitos não sabem utilizá-las pedagogicamente. Ou seja, sentem dificuldades em implementar metodologias de ensino-aprendizagem utilizando recursos digitais.
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Bruno de Agostini
24 de jan. de 2018
Olá. Parabéns pelo trabalho.
Uma pergunta, os acadêmicos de licenciaturas relataram ou demonstraram já ter obtido algum tipo de atividade com tecnologias em seus cursos?
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lidianegoedert
24 de jan. de 2018
Olá Katiane!
Alguns autores, como Jenkins e Levy, utilizam esse termo - Tecnologias digitas de rede (TDR) - para se referir às tecnologias que caracterizam a cultura contemporânea ou cibercultura e que estão presentes no ciberespaço. Essas tecnologias potencializam a vivência de processos comunicacionais interativos, autorais e colaborativos.
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katiane_sousageo
24 de jan. de 2018
Bom dia. Fiquei em dúvida sobre o são as "tecnologias digitais de rede (TDR)" pois é um termo que ainda não conheço. Poderia me esclarecer? Grata.
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lidianegoedert
24 de jan. de 2018
Olá! Compartilho o resumo do nosso artigo para que tenham mais elementos para trocarmos ideias:
Essa comunicação apresenta reflexões decorrentes de uma experiência educativa desenvolvida na oficina intitulada "Múltiplas linguagens em tempos de tecnologias digitais: influências da cultura digital nos processos comunicativos". Esta oficina fez parte das ações do Programa de Extensão intitulado “Entrelaçamentos entre Educação, Cultura e Memória: diálogos por múltiplas linguagens”, o qual foi financiado pelo Edital PAEX/UDESC 08/2016 e integrou as atividades de extensão desenvolvidas pelo Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina, no decorrer do ano de 2017. A apropriação das tecnologias digitais de rede (TDR) é uma das tantas dimensões que precisam ser incorporadas na formação de educadores, por isso é necessário oportunizar espaços diversos de formação, incluindo a extensão universitária, que potencializem o conhecimento para transitarem pela linguagem hipermidiática e adquirirem fluência digital. Partindo dessa premissa, a referida oficina foi organizada com uma carga horária de sessenta horas e com atividades de interação realizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, além de uma atividade presencial. Destinou-se à educadores do ensino fundamental e acadêmicos de cursos de licenciatura. Foram matrculados trinta e três participantes, dos quais dezoito eram professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Laguna em Santa Catarina. Durante a etapa online foram proporcionadas atividades com o objetivo de provocar debates e reflexões sobre os desafios e as oportunidades que as linguagens digitais oferecem para a educação. Na atividade presencial o foco foi a vivência do planejamento com TDR, buscando analisar as possibilidades, as potencialidades e as limitações que envolvem o seu uso no processo ensino-aprendizagem. A análise das atividades desenvolvidas, assim como o resultado da avaliação da oficina pelos cursistas, evidenciou que os objetivos propostos foram alcançados. Os professores e futuros professores participantes puderam expor suas limitações envolvendo a apropriação das TDR. Também houve oportunidade para despertar a sensibilização para o uso das linguagens digitais na prática docente por meio da discussão de possibilidades de utilização destes importantes artefatos pedagógicos. Concluímos que ações de extensão universitária podem constituir espaços de significativa aprendizagem sobre o uso pedagógico das TDR, além de contribuir significativamente para preparar os educadores para trabalhar com essas tecnologias e com as transformações sociais e atitudinais que elas imprimem à dinâmica escolar.
Obrigada pelo esclarecimento!
Ótimo trabalho Lidiane! Estou trabalhando com esse tema em minha pesquisa e o meu parecer é bem parecido com a sua análise! Parabéns!!!!
Olá Bruno,
O mais frequente é eles comentarem sobre o uso de ambiente virtual de aprendizagem durante a formação superior. Mas isso não garante uma apropriação de tecnologias digitais com finalidade pedagógica. O que percebemos é a ausência ou pouca oportunidade de processos de apropriação de tecnologias durante a formação, especialmente as digitais. Os futuros professores e os já formados conhecem muitas tecnologias, mas muitos não sabem utilizá-las pedagogicamente. Ou seja, sentem dificuldades em implementar metodologias de ensino-aprendizagem utilizando recursos digitais.
Olá. Parabéns pelo trabalho.
Uma pergunta, os acadêmicos de licenciaturas relataram ou demonstraram já ter obtido algum tipo de atividade com tecnologias em seus cursos?
Olá Katiane!
Alguns autores, como Jenkins e Levy, utilizam esse termo - Tecnologias digitas de rede (TDR) - para se referir às tecnologias que caracterizam a cultura contemporânea ou cibercultura e que estão presentes no ciberespaço. Essas tecnologias potencializam a vivência de processos comunicacionais interativos, autorais e colaborativos.
Bom dia. Fiquei em dúvida sobre o são as "tecnologias digitais de rede (TDR)" pois é um termo que ainda não conheço. Poderia me esclarecer? Grata.
Olá! Compartilho o resumo do nosso artigo para que tenham mais elementos para trocarmos ideias:
Essa comunicação apresenta reflexões decorrentes de uma experiência educativa desenvolvida na oficina intitulada "Múltiplas linguagens em tempos de tecnologias digitais: influências da cultura digital nos processos comunicativos". Esta oficina fez parte das ações do Programa de Extensão intitulado “Entrelaçamentos entre Educação, Cultura e Memória: diálogos por múltiplas linguagens”, o qual foi financiado pelo Edital PAEX/UDESC 08/2016 e integrou as atividades de extensão desenvolvidas pelo Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina, no decorrer do ano de 2017. A apropriação das tecnologias digitais de rede (TDR) é uma das tantas dimensões que precisam ser incorporadas na formação de educadores, por isso é necessário oportunizar espaços diversos de formação, incluindo a extensão universitária, que potencializem o conhecimento para transitarem pela linguagem hipermidiática e adquirirem fluência digital. Partindo dessa premissa, a referida oficina foi organizada com uma carga horária de sessenta horas e com atividades de interação realizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, além de uma atividade presencial. Destinou-se à educadores do ensino fundamental e acadêmicos de cursos de licenciatura. Foram matrculados trinta e três participantes, dos quais dezoito eram professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Laguna em Santa Catarina. Durante a etapa online foram proporcionadas atividades com o objetivo de provocar debates e reflexões sobre os desafios e as oportunidades que as linguagens digitais oferecem para a educação. Na atividade presencial o foco foi a vivência do planejamento com TDR, buscando analisar as possibilidades, as potencialidades e as limitações que envolvem o seu uso no processo ensino-aprendizagem. A análise das atividades desenvolvidas, assim como o resultado da avaliação da oficina pelos cursistas, evidenciou que os objetivos propostos foram alcançados. Os professores e futuros professores participantes puderam expor suas limitações envolvendo a apropriação das TDR. Também houve oportunidade para despertar a sensibilização para o uso das linguagens digitais na prática docente por meio da discussão de possibilidades de utilização destes importantes artefatos pedagógicos. Concluímos que ações de extensão universitária podem constituir espaços de significativa aprendizagem sobre o uso pedagógico das TDR, além de contribuir significativamente para preparar os educadores para trabalhar com essas tecnologias e com as transformações sociais e atitudinais que elas imprimem à dinâmica escolar.