Sidnéia Valero Egido, Thaís Cristine Andreetti, Luciane Mulazani dos Santos
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sidneiae
10 de fev. de 2018
Olá Sílvia. Somente a atividade de recorte não foi realizada com o apoio da tecnologia. O Scratch foi utilizado no desenvolvimento das atividades e não somente para preparação. Essa ferramenta tecnológica auxilia o aluno com TEA, pois sua interatividade atrai a atenção e desperta o interesse do aluno.
O aluno possui uma tutora que auxilia os professores na preparação de atividades, ela neste e em outros momentos realiza exercícios para o desenvolvimento da coordenação motora fina, também contamos com o apoio da família.
Espero ter respondido suas perguntas.
À disposição.
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sidneiae
10 de fev. de 2018
Elisa, muito obrigada por compartilhar. A participação da família é essencial para o bom desenvolvimento das atividades.
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Silvia
05 de fev. de 2018
Olá!
Todas as atividades foram realizadas com a tecnologia ou ela serviu apenas de preparação do material para o aluno? Por exemplo, a terceira atividade que era para trabalhar com recortes e dobraduras, o software Scratch permite isso? Qual a diferença que essa tecnologia permite desenvolver com o aluno autista?
Como vocês fizeram para trabalhar a coordenação fina do aluno autista, que é o que ele mais tem dificuldade e não desenvolveu bem na terceira e quarta atividade?
Bom trabalho!!!!
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elisa.henning
25 de jan. de 2018
Bom dia. Apenas compartilhando experiências. Tive um aluno autista numa turma de Estatística Básica numa universidade privada há alguns anos. A família informou os professores somente no final do período letivo, depois que o aluno havia reprovado em várias disciplinas. Foi triste. Assim, penso ser importante pesquisar alternativas para melhorar nossa formação. Acho também que a família é parte fundamental neste processo.
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Claudete Cargnin
24 de jan. de 2018
Eu estou com um aluno que há pouco tempo contou para a turma que é autista, mas a turma já havia criado uma certa resistência a ele... independente do recurso utilizado em sala, se os demais alunos estão mais empolgados, conversando mais, é difícil manter o autista em sala, ele se irrita muito facilmente. Obrigada pelas respostas.
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sidneiae
24 de jan. de 2018
Dando sequência ao questionamento anterior, é necessário considerar a área de interesse do aluno de forma a utilizar os pontos fortes e habilidades do aluno a favor de todos e neste caso as inovações tecnológicas tem auxiliado bastante. Uma das ferramentas é o Scratch. Espero tem respondido. Estou à disposição.
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sidneiae
24 de jan. de 2018
Respondendo as perguntas: O aluno conta com uma professora tutora e a mesma utiliza alguns métodos para contornar suas frustrações. A professora mantém um bom relacionamento com o mesmo e com paciência explicou e auxiliou o mesmo. O nervosismo não trouxe transtornos para a aula, pois a turma já acompanha o mesmo a anos e sempre tem alguém disposto a auxília-lo.
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Claudete Cargnin
24 de jan. de 2018
Lendo a apresentação, me surgiram algumas perguntas: como foi contornado o nervosismo e ansiedade do aluno nas segundas e terceiras etapas do projeto? Esse nervosismo trouxe algum tipo de transtorno para a aula em si? A partir dessa experiência, o que vocês indicam como metodologia de sala de aula para trabalhar com alunos autistas? Agradeço a atenção.
Olá Sílvia. Somente a atividade de recorte não foi realizada com o apoio da tecnologia. O Scratch foi utilizado no desenvolvimento das atividades e não somente para preparação. Essa ferramenta tecnológica auxilia o aluno com TEA, pois sua interatividade atrai a atenção e desperta o interesse do aluno.
O aluno possui uma tutora que auxilia os professores na preparação de atividades, ela neste e em outros momentos realiza exercícios para o desenvolvimento da coordenação motora fina, também contamos com o apoio da família.
Espero ter respondido suas perguntas.
À disposição.
Elisa, muito obrigada por compartilhar. A participação da família é essencial para o bom desenvolvimento das atividades.
Olá!
Todas as atividades foram realizadas com a tecnologia ou ela serviu apenas de preparação do material para o aluno? Por exemplo, a terceira atividade que era para trabalhar com recortes e dobraduras, o software Scratch permite isso? Qual a diferença que essa tecnologia permite desenvolver com o aluno autista?
Como vocês fizeram para trabalhar a coordenação fina do aluno autista, que é o que ele mais tem dificuldade e não desenvolveu bem na terceira e quarta atividade?
Bom trabalho!!!!
Bom dia. Apenas compartilhando experiências. Tive um aluno autista numa turma de Estatística Básica numa universidade privada há alguns anos. A família informou os professores somente no final do período letivo, depois que o aluno havia reprovado em várias disciplinas. Foi triste. Assim, penso ser importante pesquisar alternativas para melhorar nossa formação. Acho também que a família é parte fundamental neste processo.
Eu estou com um aluno que há pouco tempo contou para a turma que é autista, mas a turma já havia criado uma certa resistência a ele... independente do recurso utilizado em sala, se os demais alunos estão mais empolgados, conversando mais, é difícil manter o autista em sala, ele se irrita muito facilmente. Obrigada pelas respostas.
Dando sequência ao questionamento anterior, é necessário considerar a área de interesse do aluno de forma a utilizar os pontos fortes e habilidades do aluno a favor de todos e neste caso as inovações tecnológicas tem auxiliado bastante. Uma das ferramentas é o Scratch. Espero tem respondido. Estou à disposição.
Respondendo as perguntas: O aluno conta com uma professora tutora e a mesma utiliza alguns métodos para contornar suas frustrações. A professora mantém um bom relacionamento com o mesmo e com paciência explicou e auxiliou o mesmo. O nervosismo não trouxe transtornos para a aula, pois a turma já acompanha o mesmo a anos e sempre tem alguém disposto a auxília-lo.
Lendo a apresentação, me surgiram algumas perguntas: como foi contornado o nervosismo e ansiedade do aluno nas segundas e terceiras etapas do projeto? Esse nervosismo trouxe algum tipo de transtorno para a aula em si? A partir dessa experiência, o que vocês indicam como metodologia de sala de aula para trabalhar com alunos autistas? Agradeço a atenção.