- Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Juciane Rodrigues de Abreu, Luisa Dalmina, Marzely Gorges Farias
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Priscila Preuss
01 de fev. de 2018
Obrigada pelos esclarecimentos Soeli.
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soelifrancisca
28 de jan. de 2018
Prezada Priscila,
Iniciamos os trabalhos do grupo nesta área em julho de 2017, e primeiramente estamos trazendo profissionais com conhecimento para ministrar cursos e seminários voltados principalmente aos servidores docentes e técnicos da universidade, é um trabalho recente, mas já temos avançado a nível de gestão da universidade.
Verificamos vários currículos e suas propostas e comparamos até encontrar um que atenderia de melhor forma a questão de preparar adequadamente os futuros professores para trabalharem com alunos na perspectiva da inclusão escolar.
Os resultados da pesquisa e as propostas da equipe serão enviadas aos Núcleo Estruturante do Departamento respectivo da pesquisa, pois este Núcleo é responsável pelas reformas curriculares e poderá incluir as sugestões em pauta para análise e discussão para que sejam realizadas as adequações necessárias.
Nosso trabalho é sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais ou específicas, que se refere aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. por exemplo, no nosso cadastro temos atualmente acadêmicos com com baixa visão, surdos, com déficit de atenção, entre outras necessidades individuais.
Obrigada pelo seu comentário e estamos a disposição.
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soelifrancisca
28 de jan. de 2018
Olá Luciane, neste grupo de trabalho estão inseridos membros do corpo gestor da pró-reitoria de ensino e professores do Centro de educação a distância, a UDESC está implantando o Núcleo de Acessibilidade e várias ações estão previstas para o próximo período, muitas são de diagnóstico, precisamos levantar as necessidades dos nossos acadêmicos e servidores em geral, no tocante às necessidades específicas de cada indivíduo, temos muito caminho pela frente, mas estamos fazendo parcerias com outras universidades e associações para trocar experiências e implantar um programa que atenda de forma mais adequada possível a comunidade acadêmica.
Como também, precisamos avaliar nossos currículos, e iniciando pelas licenciaturas, especialmente pelo curso em que estamos trabalhando como é o caso do Curso de Licenciatura de Pedagogia a Distância.
Também estaremos iniciando uma turma de Especialização em Educação Inclusiva a fim de qualificar os egressos dos cursos de licenciatura, a fim de suprir as dificuldades em trabalhar na área. Somos uma universidade Pública e nossos Cursos são gratuitos.
Obrigada pelo seu comentário e estamos a disposição.
soelifrancisca@gmail.com ou soeli.francisca@udesc.br
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Priscila Preuss
25 de jan. de 2018
Soeli, Juciane, Luisa e Marzely,
Nas considerações finais, vocês afirmaram que "O ideal seria uma proposta de currículo que trabalhasse as disciplinas de forma transversal, contribuindo para o desenvolvimento das competências de pedagogos comprometidos e conscientes de seu papel frente a Educação". Eu gostaria de saber se vocês chegaram a propôr ou esboçar como seria esta disciplina ideal. Também gostaria de saber o conceito de necessidade especial que abordaram no trabalho realizado.
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Admin
24 de jan. de 2018
Soeli, Juciane, Luisa e Marzely. Tudo bem?
Essa pesquisa já foi concluída? Pergunto isso porque gostaria de saber se vocês têm a intenção de continuar a investigação após a elaboração dos novos PPCs e implantação dos mesmos em decorrências das alterações curriculares baseadas nas novas diretrizes da resolução do CNE?
Obrigada pelos esclarecimentos Soeli.
Prezada Priscila,
Iniciamos os trabalhos do grupo nesta área em julho de 2017, e primeiramente estamos trazendo profissionais com conhecimento para ministrar cursos e seminários voltados principalmente aos servidores docentes e técnicos da universidade, é um trabalho recente, mas já temos avançado a nível de gestão da universidade.
Verificamos vários currículos e suas propostas e comparamos até encontrar um que atenderia de melhor forma a questão de preparar adequadamente os futuros professores para trabalharem com alunos na perspectiva da inclusão escolar.
Os resultados da pesquisa e as propostas da equipe serão enviadas aos Núcleo Estruturante do Departamento respectivo da pesquisa, pois este Núcleo é responsável pelas reformas curriculares e poderá incluir as sugestões em pauta para análise e discussão para que sejam realizadas as adequações necessárias.
Nosso trabalho é sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais ou específicas, que se refere aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. por exemplo, no nosso cadastro temos atualmente acadêmicos com com baixa visão, surdos, com déficit de atenção, entre outras necessidades individuais.
Obrigada pelo seu comentário e estamos a disposição.
Olá Luciane, neste grupo de trabalho estão inseridos membros do corpo gestor da pró-reitoria de ensino e professores do Centro de educação a distância, a UDESC está implantando o Núcleo de Acessibilidade e várias ações estão previstas para o próximo período, muitas são de diagnóstico, precisamos levantar as necessidades dos nossos acadêmicos e servidores em geral, no tocante às necessidades específicas de cada indivíduo, temos muito caminho pela frente, mas estamos fazendo parcerias com outras universidades e associações para trocar experiências e implantar um programa que atenda de forma mais adequada possível a comunidade acadêmica.
Como também, precisamos avaliar nossos currículos, e iniciando pelas licenciaturas, especialmente pelo curso em que estamos trabalhando como é o caso do Curso de Licenciatura de Pedagogia a Distância.
Também estaremos iniciando uma turma de Especialização em Educação Inclusiva a fim de qualificar os egressos dos cursos de licenciatura, a fim de suprir as dificuldades em trabalhar na área. Somos uma universidade Pública e nossos Cursos são gratuitos.
Obrigada pelo seu comentário e estamos a disposição.
soelifrancisca@gmail.com ou soeli.francisca@udesc.br
Soeli, Juciane, Luisa e Marzely,
Nas considerações finais, vocês afirmaram que "O ideal seria uma proposta de currículo que trabalhasse as disciplinas de forma transversal, contribuindo para o desenvolvimento das competências de pedagogos comprometidos e conscientes de seu papel frente a Educação". Eu gostaria de saber se vocês chegaram a propôr ou esboçar como seria esta disciplina ideal. Também gostaria de saber o conceito de necessidade especial que abordaram no trabalho realizado.
Soeli, Juciane, Luisa e Marzely. Tudo bem?
Essa pesquisa já foi concluída? Pergunto isso porque gostaria de saber se vocês têm a intenção de continuar a investigação após a elaboração dos novos PPCs e implantação dos mesmos em decorrências das alterações curriculares baseadas nas novas diretrizes da resolução do CNE?