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alnishio
25 de jan. de 2018
Olá Luciane, primeiramente, obrigada pela atenção ao nosso trabalho. Essa pesquisa nos provoca constantemente em nossas práticas, ao elaborarmos planejamentos que envolvem questões curriculares. Nessa proposta, o trabalho de pesquisa em equipe provou uma fala do professor Moreira (2009, p.379)1 “[...] nessas conversas, deseja-se a confluência, mas não a homogeneização, de distintos modos de pensar, de imaginar e de improvisar. Nelas, autonomia, respeito e cosmopolitismo precisam ocupar lugares de destaque, para que não se desvalorizem ou se subjuguem discursos, vozes e interesses locais.” Ou seja, um grupo diversificado em relação à história de vidas, de formação e proposta de pesquisa se auxiliou mutuamente alcançando até objetivos não previamente estabelecidos. Isso mostra a provocação em nossas práticas educacionais. Diante da diversidade de histórias de vida, de comportamentos, das infinitas possibilidades de aprender, de transcender, de viver, verificamos a importância do debate constante que favorece o enriquecimento de novas propostas e que superem o pensamento “local” e desenvolva uma rede onde todos tenham as mesmas oportunidades de encontrar benefícios nesse debate.
1 MOREIRA, A. F. B. Estudos de Currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.137, p.367-381, maio/ago. 2009.
Olá Luciane, primeiramente, obrigada pela atenção ao nosso trabalho. Essa pesquisa nos provoca constantemente em nossas práticas, ao elaborarmos planejamentos que envolvem questões curriculares. Nessa proposta, o trabalho de pesquisa em equipe provou uma fala do professor Moreira (2009, p.379)1 “[...] nessas conversas, deseja-se a confluência, mas não a homogeneização, de distintos modos de pensar, de imaginar e de improvisar. Nelas, autonomia, respeito e cosmopolitismo precisam ocupar lugares de destaque, para que não se desvalorizem ou se subjuguem discursos, vozes e interesses locais.” Ou seja, um grupo diversificado em relação à história de vidas, de formação e proposta de pesquisa se auxiliou mutuamente alcançando até objetivos não previamente estabelecidos. Isso mostra a provocação em nossas práticas educacionais. Diante da diversidade de histórias de vida, de comportamentos, das infinitas possibilidades de aprender, de transcender, de viver, verificamos a importância do debate constante que favorece o enriquecimento de novas propostas e que superem o pensamento “local” e desenvolva uma rede onde todos tenham as mesmas oportunidades de encontrar benefícios nesse debate.
1 MOREIRA, A. F. B. Estudos de Currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.137, p.367-381, maio/ago. 2009.