Olá Luciane, primeiramente, obrigada pela atenção ao nosso trabalho. Essa pesquisa nos provoca constantemente em nossas práticas, ao elaborarmos planejamentos que envolvem questões curriculares. Nessa proposta, o trabalho de pesquisa em equipe provou uma fala do professor Moreira (2009, p.379)1 “[...] nessas conversas, deseja-se a confluência, mas não a homogeneização, de distintos modos de pensar, de imaginar e de improvisar. Nelas, autonomia, respeito e cosmopolitismo precisam ocupar lugares de destaque, para que não se desvalorizem ou se subjuguem discursos, vozes e interesses locais.” Ou seja, um grupo diversificado em relação à história de vidas, de formação e proposta de pesquisa se auxiliou mutuamente alcançando até objetivos não previamente estabelecidos. Isso mostra a provocação em nossas práticas educacionais. Diante da diversidade de histórias de vida, de comportamentos, das infinitas possibilidades de aprender, de transcender, de viver, verificamos a importância do debate constante que favorece o enriquecimento de novas propostas e que superem o pensamento “local” e desenvolva uma rede onde todos tenham as mesmas oportunidades de encontrar benefícios nesse debate.
1 MOREIRA, A. F. B. Estudos de Currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.137, p.367-381, maio/ago. 2009.
Olá Luciane, primeiramente, obrigada pela atenção ao nosso trabalho. Essa pesquisa nos provoca constantemente em nossas práticas, ao elaborarmos planejamentos que envolvem questões curriculares. Nessa proposta, o trabalho de pesquisa em equipe provou uma fala do professor Moreira (2009, p.379)1 “[...] nessas conversas, deseja-se a confluência, mas não a homogeneização, de distintos modos de pensar, de imaginar e de improvisar. Nelas, autonomia, respeito e cosmopolitismo precisam ocupar lugares de destaque, para que não se desvalorizem ou se subjuguem discursos, vozes e interesses locais.” Ou seja, um grupo diversificado em relação à história de vidas, de formação e proposta de pesquisa se auxiliou mutuamente alcançando até objetivos não previamente estabelecidos. Isso mostra a provocação em nossas práticas educacionais. Diante da diversidade de histórias de vida, de comportamentos, das infinitas possibilidades de aprender, de transcender, de viver, verificamos a importância do debate constante que favorece o enriquecimento de novas propostas e que superem o pensamento “local” e desenvolva uma rede onde todos tenham as mesmas oportunidades de encontrar benefícios nesse debate.
1 MOREIRA, A. F. B. Estudos de Currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.137, p.367-381, maio/ago. 2009.