Parabéns pelo trabalho! A escolha da Modelagem foi acertada para esse tipo de atividade. Fiquei curiosa em relação ao conteúdo de Divisão: onde foi utilizado? foram realizados cálculos? Gostei muito do trabalho!
Na época de graduação também desenvolvemos um trabalho com pipas com as crianças e foi bem interessante.
Seu comentário anterior esclareceu alguns detalhes que gostaria de saber. Ainda, se puder, gostaria de saber se as crianças fizeram algum tipo de registro sobre os assuntos abordados, pois puderam abordar várias assuntos.
Ainda, peço desculpas pelo questionamento (talvez seja muito óbvio), mas o que seria turma multimercado multisseriada? Multisseriada, compreendo o que é, mas multimercado, não.
Ola Luciane. Sim. Durante a análise crítica retomamos alguns conceitos já vistos pelos meninos do segundo relacionados a vértice, arestas, pontos e nomeamos tais para o primeiro ano. Trabalhamos também as figuras planas, construindo com eles no caderno utilizando a régua e também mostramos a eles que pipas podem ter diferentes formatos, aqui na nossa região há o papagaio que é "parente " da pipa, tem a mesma finalidade mas tem formato de retângulos. Mostramos também a pipa tetraedrica. Foi uma experiência bem rica. Trabalhamos ainda sobre a importância de utilizar material reciclável para os brinquedos, nesse caso poderia ser a sacola plástica.
Muito obrigada pelas suas palavras. Com certeza é u o incentivo a mais para sempre ensinar matemática.
Claramente o tema abordado na prática apresentada teve a participação e o interesse das crianças! Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber um pouco mais sobre a parte da análise crítica das soluções. No slide aparece uma foto com as crianças brincando com suas pipas. Além do sucesso na construção do brinquedo, houve alguma conversa final e apontamentos feitos pelas crianças em relação aos conceitos matemáticos envolvidos?
Olá. Sou Andressa Schipanski, uma das autoras. Somos de Porto União ao norte de Santa Catarina. Eu e a Rosangela somos formadas em matemática (uma formada e outra no 4. Ano da graduacao). A Rosângela faz pedagogia também, daí surgiu o interesse dela eM estudar a matemática no ciclo de alfabetização. Buscamos nesse trabalho desenvolver práticas com modelagem matemática em uma turma multusseriada com o olhar voltado nos conhecimentos geométricos que os estudando iriam desenvolver nas práticas.
Convido a todos a conversar e trocar experiências será um momento muito enriquecedor na nossa formação. Um abraço
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Parabéns pelo trabalho! A escolha da Modelagem foi acertada para esse tipo de atividade. Fiquei curiosa em relação ao conteúdo de Divisão: onde foi utilizado? foram realizados cálculos? Gostei muito do trabalho!
Parabéns pelo trabalho!!! A Modelagem matemática é uma das formas de contextualização do ensino que mais admiro.
Oi, Andressa!
Na época de graduação também desenvolvemos um trabalho com pipas com as crianças e foi bem interessante.
Seu comentário anterior esclareceu alguns detalhes que gostaria de saber. Ainda, se puder, gostaria de saber se as crianças fizeram algum tipo de registro sobre os assuntos abordados, pois puderam abordar várias assuntos.
Ainda, peço desculpas pelo questionamento (talvez seja muito óbvio), mas o que seria turma multimercado multisseriada? Multisseriada, compreendo o que é, mas multimercado, não.
Ola Luciane. Sim. Durante a análise crítica retomamos alguns conceitos já vistos pelos meninos do segundo relacionados a vértice, arestas, pontos e nomeamos tais para o primeiro ano. Trabalhamos também as figuras planas, construindo com eles no caderno utilizando a régua e também mostramos a eles que pipas podem ter diferentes formatos, aqui na nossa região há o papagaio que é "parente " da pipa, tem a mesma finalidade mas tem formato de retângulos. Mostramos também a pipa tetraedrica. Foi uma experiência bem rica. Trabalhamos ainda sobre a importância de utilizar material reciclável para os brinquedos, nesse caso poderia ser a sacola plástica.
Muito obrigada pelas suas palavras. Com certeza é u o incentivo a mais para sempre ensinar matemática.
Claramente o tema abordado na prática apresentada teve a participação e o interesse das crianças! Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber um pouco mais sobre a parte da análise crítica das soluções. No slide aparece uma foto com as crianças brincando com suas pipas. Além do sucesso na construção do brinquedo, houve alguma conversa final e apontamentos feitos pelas crianças em relação aos conceitos matemáticos envolvidos?
Muito interessante essa abordagem e pode ser adaptada a ideia para aplicação em turmas do 6º ano do fundamental.
Parabéns!
Olá. Sou Andressa Schipanski, uma das autoras. Somos de Porto União ao norte de Santa Catarina. Eu e a Rosangela somos formadas em matemática (uma formada e outra no 4. Ano da graduacao). A Rosângela faz pedagogia também, daí surgiu o interesse dela eM estudar a matemática no ciclo de alfabetização. Buscamos nesse trabalho desenvolver práticas com modelagem matemática em uma turma multusseriada com o olhar voltado nos conhecimentos geométricos que os estudando iriam desenvolver nas práticas.
Convido a todos a conversar e trocar experiências será um momento muito enriquecedor na nossa formação. Um abraço