Ótimas considerações sobre os questionamentos realizados por mim e pelos participantes. Quando se trata da discussão da BNCC sabemos das problemáticas envolvidas quando se trata de uma propositiva nacional para um país com características tão diferenciadas e regionalizadas. Porém, tratar dessas questões também a nível local a partir da produção de um documento curricular que procuram atender as especificidades dos contextos de produção e de atuação em que estão inseridas. Parabenizo os autores pela bela produção e pelos registros no fórum, bem como parabenizo os participantes! Abraços em todas/as!
O texto é uma ferramenta potente de diálogo sobre as políticas públicas educacionais. Especialmente aqui no Município de Canoas, lugar de minha docência na educação infantil, estamos (re) pensando currículo e práticas para as infâncias (a primeira proposta foi a construção coletiva de diretrizes municipais em 2009) e muitos são os desafios no cotidiano escolar - recursos humanos, calendário escolar, infraestrutura, plano de carreira, por exemplos - que fragilizam a efetividade destes documentos norteadores dos processos de ensino e aprendizagens. Parabenizo os autores pelo olhar sensível à permanente (re) construção da identidade pedagógica e social das escolas públicas e o incentivo ao protagonismo da pluralidade de vozes que compõe o espaço escolar.
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Reportar-se ao processo de recontextualização de um documento que subsidia uma política curricular federal no processo de elaboração do Referencial Curricular do município de Canoas é extremamente significativo.
Inicialmente porque traz para a discussão três campos, destacados por Ball, Maguire e Braun (2016) articulados que envolvem a política curricular federal e municipal: influência, produção de texto e prática.
Em se tratando da Educação Infantil, a problemática toma ainda maior evidência nas suas considerações sobre as recontextualizações empreendidas, as particularidades do contexto, os tensionamentos e as prescrições estabelecidas.
Poderiam dissertar um pouco mais sobre as considerações finais registradas na apresentação sobre o Referencial Curricular do município de Canoas?
Parabéns @zulujr e @Nathalia Scheuermann pela discussão de profunda relevância. Sabemos o quanto é complexo este processo de recontextualização de diretrizes e normativas na construção dos referenciais de cada município e os perigos de enquadramentos que possam empobrecer e delimitar nossas práticas cotidianas e as possibilidades das crianças de construção e participação das crianças.
Parabéns colegas, bela discussão acerca do tema dos documentos legais que orientam a educação nacional. Trazer isso para pensar a realidade de cada município, considerando suas particularidades é de suma importância. Gratidão.
Me chamo Edislana, muito valorozo seu trabalho, aborda a temática do curriculo dentro dos aspectos do municipio, considerando a cultura, a não neutralidade, as vivências, fatores importantes para que a diversidade seja respeitada no contexto escolar. Parabéns!
Olá, me chamo Louíze Mafra, sou mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. Seu trabalho traz percepções importantes que corroboram com minhas pesquisas acerca da BNCC e os discursos adotados pelo documento ao longo de sua construção. É notória a adoção de perfis de alunos e educadores em seu texto e percebo como esse fato contribui pra a equivocada ideia de que existem alunos "melhores ou piores", bem como de professores. Quando incorporamos essa situação aos alunos público alvo da Educação Especial o "perigo" torna-se ainda maior, a BNCC traz em sua apresentação a prerrogativa de que "atende as demandas dos alunos deste século" (MEC, 2017), porém toma para si um modelo de aluno que confrota a realidade das instituições escolares regulares do país. Espero que possamos discutir ainda mais a esse respeito, a BNCC é um documento obrigatório e normativo, desta maneira devemos concentrar nossas pesquisas sobre suas influencias e reflexos na educação brasileira. Abraços.
Obrigada, @lisianetebaldi!!! Tem sido desafiador, mas as reflexões realmente são necessárias para se pensar de maneira aprofundada o que constituem nossos referenciais curriculares municipais
Parabéns colegas Valmir @zulujr e @Nathalia Scheuermann pela abordagem do tema! Falar sobre a elaboração do Referencial Curricular do município de Canoas à luz da BNCC contribui de modo significativo para refletirmos e discutirmos os marcos legais que orientam e normatizam nossas práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil.
Olá! Meu nome é Nathalia Scheuermann dos Santos, sou professora de educação infantil em Porto Alegre - RS (Brasil) e mestranda em Educação na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias no PPGEDU da UFRGS. Estarei junto com o Valmir disponível para compartilhar, conversar e aprender com todos! Convidamos a conhecerem nosso trabalho! :)
Boa Noite!Sou Valmir dos Santos Dorneles Junior, de Porto Alegre, Professor de Educação Infantil e Mestrando na UFRGS, na linha de pesquisa Estudos Sobre Infância. Nosso trabalho é sobre o processo de recontextualização da Base Nacional Comum Curricular de Educação Infantil (MEC, 2017), no processo de elaboração do Referencial Curricular do município de Canoas (RCC) – Rio Grande do Sul. Convido a todos a discutirem conosco sobre esse processo.
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Ótimas considerações sobre os questionamentos realizados por mim e pelos participantes. Quando se trata da discussão da BNCC sabemos das problemáticas envolvidas quando se trata de uma propositiva nacional para um país com características tão diferenciadas e regionalizadas. Porém, tratar dessas questões também a nível local a partir da produção de um documento curricular que procuram atender as especificidades dos contextos de produção e de atuação em que estão inseridas. Parabenizo os autores pela bela produção e pelos registros no fórum, bem como parabenizo os participantes! Abraços em todas/as!
O texto é uma ferramenta potente de diálogo sobre as políticas públicas educacionais. Especialmente aqui no Município de Canoas, lugar de minha docência na educação infantil, estamos (re) pensando currículo e práticas para as infâncias (a primeira proposta foi a construção coletiva de diretrizes municipais em 2009) e muitos são os desafios no cotidiano escolar - recursos humanos, calendário escolar, infraestrutura, plano de carreira, por exemplos - que fragilizam a efetividade destes documentos norteadores dos processos de ensino e aprendizagens. Parabenizo os autores pelo olhar sensível à permanente (re) construção da identidade pedagógica e social das escolas públicas e o incentivo ao protagonismo da pluralidade de vozes que compõe o espaço escolar.
Olá, Valmir, Nathalia e Rodrigo
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Reportar-se ao processo de recontextualização de um documento que subsidia uma política curricular federal no processo de elaboração do Referencial Curricular do município de Canoas é extremamente significativo.
Inicialmente porque traz para a discussão três campos, destacados por Ball, Maguire e Braun (2016) articulados que envolvem a política curricular federal e municipal: influência, produção de texto e prática.
Em se tratando da Educação Infantil, a problemática toma ainda maior evidência nas suas considerações sobre as recontextualizações empreendidas, as particularidades do contexto, os tensionamentos e as prescrições estabelecidas.
Poderiam dissertar um pouco mais sobre as considerações finais registradas na apresentação sobre o Referencial Curricular do município de Canoas?
Parabéns @zulujr e @Nathalia Scheuermann pela discussão de profunda relevância. Sabemos o quanto é complexo este processo de recontextualização de diretrizes e normativas na construção dos referenciais de cada município e os perigos de enquadramentos que possam empobrecer e delimitar nossas práticas cotidianas e as possibilidades das crianças de construção e participação das crianças.
Parabéns colegas, bela discussão acerca do tema dos documentos legais que orientam a educação nacional. Trazer isso para pensar a realidade de cada município, considerando suas particularidades é de suma importância. Gratidão.
Me chamo Edislana, muito valorozo seu trabalho, aborda a temática do curriculo dentro dos aspectos do municipio, considerando a cultura, a não neutralidade, as vivências, fatores importantes para que a diversidade seja respeitada no contexto escolar. Parabéns!
Muito importante a discussão de não fazer da BNCC um manual e considerar as particularidades de cada município. Parabéns!
Olá, me chamo Louíze Mafra, sou mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. Seu trabalho traz percepções importantes que corroboram com minhas pesquisas acerca da BNCC e os discursos adotados pelo documento ao longo de sua construção. É notória a adoção de perfis de alunos e educadores em seu texto e percebo como esse fato contribui pra a equivocada ideia de que existem alunos "melhores ou piores", bem como de professores. Quando incorporamos essa situação aos alunos público alvo da Educação Especial o "perigo" torna-se ainda maior, a BNCC traz em sua apresentação a prerrogativa de que "atende as demandas dos alunos deste século" (MEC, 2017), porém toma para si um modelo de aluno que confrota a realidade das instituições escolares regulares do país. Espero que possamos discutir ainda mais a esse respeito, a BNCC é um documento obrigatório e normativo, desta maneira devemos concentrar nossas pesquisas sobre suas influencias e reflexos na educação brasileira. Abraços.
Obrigada, @lisianetebaldi!!! Tem sido desafiador, mas as reflexões realmente são necessárias para se pensar de maneira aprofundada o que constituem nossos referenciais curriculares municipais
Parabéns colegas Valmir @zulujr e @Nathalia Scheuermann pela abordagem do tema! Falar sobre a elaboração do Referencial Curricular do município de Canoas à luz da BNCC contribui de modo significativo para refletirmos e discutirmos os marcos legais que orientam e normatizam nossas práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil.
Olá! Meu nome é Nathalia Scheuermann dos Santos, sou professora de educação infantil em Porto Alegre - RS (Brasil) e mestranda em Educação na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias no PPGEDU da UFRGS. Estarei junto com o Valmir disponível para compartilhar, conversar e aprender com todos! Convidamos a conhecerem nosso trabalho! :)
Boa Noite!Sou Valmir dos Santos Dorneles Junior, de Porto Alegre, Professor de Educação Infantil e Mestrando na UFRGS, na linha de pesquisa Estudos Sobre Infância. Nosso trabalho é sobre o processo de recontextualização da Base Nacional Comum Curricular de Educação Infantil (MEC, 2017), no processo de elaboração do Referencial Curricular do município de Canoas (RCC) – Rio Grande do Sul. Convido a todos a discutirem conosco sobre esse processo.