Com certeza colaborou para demarcar questões importantes levantadas no trabalho! Parabenizo as autoras pela relevância da temática e pelas considerações realizadas. Torcemos para que suas práticas venham a contribuir para as discussões no campo e para o desenvolvimento curricular numa perspectiva de transformação! Abraços em todas!
Olá, Nakita, Juliane, Nathália, Marcia e Dalva. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Tratar da análise da BNCC referente ao ensino da compreensão da leitura trouxe para a discussão o que está destacado no trabalho:
"1- aspectos que precisam ser repensados e melhor aprofundados, tais como a formação dos professores;
2- alguns outros processos da leitura referentes à compreensão, os quais ainda aparecem de forma inconsistente e pouco aprofundada, não embasando o fazer docente como deveriam;
3- trata-se de previsões de um documento legal que é uma base nacional para os currículos de todas as escolas públicas ou privadas do Brasil e, consequentemente, para as práticas docentes em todos estes ambientes formais de ensino. "
No contexto da prática, sabemos que essas problematizações ganham relevância a partir das (re)significações, recontextualizações e realidades diferenciadas num território tão vasto como o Brasil.
É possível discorrer um pouco mais sobre essas três questões levantadas?
Parabéns @Nakita Marquez ! Ao abordar a presença do ensino da compreensão em leitura na BNCC, tensionamentos e questões emergem. Principalmente a necessidade de formação e investimentos para isso, não podendo só ficar no papel, o discurso e um documento que se diz comum tem que ser factível ao cotidiano . Sucesso e mais uma vez Parabéns!
Meu nome é Nakita Ani Guckert Marquez. Sou doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Sou mestra em Educação pela mesma instituição. Este trabalho faz parte das pesquisas realizadas no Grupo de Estudos "PROLINGUAGEM" - UDESC . Nosso objetivo foi analisar a presença do ensino da compreensão em leitura na BNCC. Convido a todos para a apreciação desta apresentação e espero que possamos interagir neste fórum. Abraços
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Com certeza colaborou para demarcar questões importantes levantadas no trabalho! Parabenizo as autoras pela relevância da temática e pelas considerações realizadas. Torcemos para que suas práticas venham a contribuir para as discussões no campo e para o desenvolvimento curricular numa perspectiva de transformação! Abraços em todas!
Olá, Nakita, Juliane, Nathália, Marcia e Dalva. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Tratar da análise da BNCC referente ao ensino da compreensão da leitura trouxe para a discussão o que está destacado no trabalho:
"1- aspectos que precisam ser repensados e melhor aprofundados, tais como a formação dos professores;
2- alguns outros processos da leitura referentes à compreensão, os quais ainda aparecem de forma inconsistente e pouco aprofundada, não embasando o fazer docente como deveriam;
3- trata-se de previsões de um documento legal que é uma base nacional para os currículos de todas as escolas públicas ou privadas do Brasil e, consequentemente, para as práticas docentes em todos estes ambientes formais de ensino. "
No contexto da prática, sabemos que essas problematizações ganham relevância a partir das (re)significações, recontextualizações e realidades diferenciadas num território tão vasto como o Brasil.
É possível discorrer um pouco mais sobre essas três questões levantadas?
Parabéns @Nakita Marquez ! Ao abordar a presença do ensino da compreensão em leitura na BNCC, tensionamentos e questões emergem. Principalmente a necessidade de formação e investimentos para isso, não podendo só ficar no papel, o discurso e um documento que se diz comum tem que ser factível ao cotidiano . Sucesso e mais uma vez Parabéns!
Meu nome é Nakita Ani Guckert Marquez. Sou doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Sou mestra em Educação pela mesma instituição. Este trabalho faz parte das pesquisas realizadas no Grupo de Estudos "PROLINGUAGEM" - UDESC . Nosso objetivo foi analisar a presença do ensino da compreensão em leitura na BNCC. Convido a todos para a apreciação desta apresentação e espero que possamos interagir neste fórum. Abraços