Prezada professora @Cintia Cardoso, parabéns pela emergência do tema no âmbito da Educação Infantil! Uma investigação que contribui para a reflexão e ressignificação de nossas práticas cotidianas com as crianças.
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Seu trabalho se constitui inicialmente numa investigação importantíssima para subsidiar a discussão sobre branquitude, ainda mais se tratando do contexto da prática da Educação Infantil, tantas vezes relegada a segundo plano quando se trata de discussões curriculares.
Discutir ideologias, representações sociais etnocêntricas e hierarquizadas no espaço da escola e especificamente na numa unidade educativa de Educação Infantil e estabelecer esse olhar sobre as crianças, as professoras e as pedagogias instituídas nos provoca, nesse espaço, a pensarmos sobre essas questões a tanto tempo silenciadas!
Assim, o grupo desse fórum também poderá contribuir com suas impressões e seus olhares enquanto professores e pesquisadores a partir dos olhares que estabelecem nos seus contextos de prática.
Meus parabéns pela pesquisa, Cintia!!! E ainda mais pela experiência de desenvolvimento na educação infantil com uma temática tão importante! Vi que a pesquisa se pautou pela etnografia e que tu utilizou diversas ferramentas, fiquei curiosa com relação ao tempo de inserção em campo. Um abraço!
Bem Vindxs! Me chamo Cintia Cardoso, sou professora de educação básica na rede municipal de ensino de Florianópolis, exerço a docência há 15 anos. Há dois anos tive a oportunidade de reelaborar minha experiência como docente cursando o mestrado na Universidade Federal do Paraná/ PR. O trabalho que apresento é um recorte da pesquisa: Branquitude na Educação Infantil: Um Estudo sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais em uma Unidade Educativa do Município de Florianópolis/SC, defendida em 2018. Como pesquisadora da educação das relações étnico- raciais na educação com crianças pequenas, me desafiei a compreender a educação das relações étnico-raciais a partir dos estudos da branquitude no contexto da educação infantil, buscando novas formas de compreender esse fenômeno, que pudessem também contribuir para a apreensão da sua totalidade. Os estudos sobre branquitude levantam o desafio de ampliar o foco das investigações acerca das relações raciais na educação no sentido de compreender como a identidade racial branca opera nesta construção relacional. Estarei a disposição para fazermos um debate! Segue o link da pesquisa completa para quem tiver interesse. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/58134
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Prezada professora @Cintia Cardoso, parabéns pela emergência do tema no âmbito da Educação Infantil! Uma investigação que contribui para a reflexão e ressignificação de nossas práticas cotidianas com as crianças.
Parabéns profa. Cíntia, vc trouxe reflexões urgentes para nossas práticas escolares! Obrigada!
Olá, Profª Cintia. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Seu trabalho se constitui inicialmente numa investigação importantíssima para subsidiar a discussão sobre branquitude, ainda mais se tratando do contexto da prática da Educação Infantil, tantas vezes relegada a segundo plano quando se trata de discussões curriculares.
Discutir ideologias, representações sociais etnocêntricas e hierarquizadas no espaço da escola e especificamente na numa unidade educativa de Educação Infantil e estabelecer esse olhar sobre as crianças, as professoras e as pedagogias instituídas nos provoca, nesse espaço, a pensarmos sobre essas questões a tanto tempo silenciadas!
Assim, o grupo desse fórum também poderá contribuir com suas impressões e seus olhares enquanto professores e pesquisadores a partir dos olhares que estabelecem nos seus contextos de prática.
Que lindo trabalho! Parabéns pela iniciativa. Um tema de extrema importância para ser desenvolvido já na Educação infantil.
Olá Cintia! Parabéns pela pesquisa. Temática relevante e tão necessária em nossos dias! Abraço.
Meus parabéns pela pesquisa, Cintia!!! E ainda mais pela experiência de desenvolvimento na educação infantil com uma temática tão importante! Vi que a pesquisa se pautou pela etnografia e que tu utilizou diversas ferramentas, fiquei curiosa com relação ao tempo de inserção em campo. Um abraço!
Bem Vindxs! Me chamo Cintia Cardoso, sou professora de educação básica na rede municipal de ensino de Florianópolis, exerço a docência há 15 anos. Há dois anos tive a oportunidade de reelaborar minha experiência como docente cursando o mestrado na Universidade Federal do Paraná/ PR. O trabalho que apresento é um recorte da pesquisa: Branquitude na Educação Infantil: Um Estudo sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais em uma Unidade Educativa do Município de Florianópolis/SC, defendida em 2018. Como pesquisadora da educação das relações étnico- raciais na educação com crianças pequenas, me desafiei a compreender a educação das relações étnico-raciais a partir dos estudos da branquitude no contexto da educação infantil, buscando novas formas de compreender esse fenômeno, que pudessem também contribuir para a apreensão da sua totalidade. Os estudos sobre branquitude levantam o desafio de ampliar o foco das investigações acerca das relações raciais na educação no sentido de compreender como a identidade racial branca opera nesta construção relacional. Estarei a disposição para fazermos um debate! Segue o link da pesquisa completa para quem tiver interesse. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/58134