Parabenizo a apresentadora pelo trabalho e suas intervenções no fórum, assim como parabenizo os participantes. Emergir no campo do currículo com um olhar crítico e diferenciado nos remete traçar, pesquisar e desenvolver ações mais emancipatórias. Sigamos nessa caminhada junto com nossos coletivos. Um abraço em todos/as!
Olá Louíze ! Parabéns pela pesquisa! Tema pertinente e necessário, diante do contexto atual. Conceitos como inclusão e exclusão vêm sendo debatidos em muitas vertentes, contudo, há ainda muitas perguntas a serem respondidas e um caminho longo a ser trilhado. Abraços.
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Nas tratativas de seu trabalho foram destacadas questões problematizadoras e importantíssimas para o debate sobre as adaptações curriculares necessárias para fomentar proposições e práticas no contexto da educação inclusiva concernentes à BNCC.
Foram pontuados itens referentes às diferentes versões da BNCC que levaram a conclusão de que não foram observadas mudanças quanto às orientações para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas.
No fórum, algumas questões pertinentes foram levantadas, mas para a discussão de todo grupo deixo o questionamento referenciando o destaque do seu último slide para pensarmos em possibilidades: como fomentar uma política de formação de professores com ênfase na inclusão/diversidade é essencial para que a BNCC possa de fato auxiliar e maximizar a aprendizagem de alunos com NEE?
Boa Tarde @Louíze Mafra ! Parabéns pelo trabalho, a BNCC não dá conta da inclusão quando pensa no comum, os alunos de inclusão não aparecem no texto legal que é para ser nacional. Onde ficarão esses alunos? Discutir como serão atendidos é primordial para avançarmos e garantir qualidade da educação. Sucesso! Sigamos discutindo.Abraços
Bom dia! Parabéns pelo trabalho! Compartilho de tal inquietação, quando me deparei com o documento e realizei a leitura me deparei com um documento que não trata da Educação Inclusiva da maneira como tal deve ser tratada. Hoje, nossa realidade quanto a Inclusão é bastante precária, digamos, professores e escolas fazendo o possível e o impossível para que os alunos sintam-se a menos acolhidos, pois nos deparamos com estruturas precárias, formação deficitária e auxilio pedagógico cada vez mais inexistente. Me assombra um documento que tem como objetivo orientar tal caminho a seguir, que trate a educação inclusiva de forma tão distante. Se não tivermos em nossos documentos orientadores locais algo bem definido e nosso PPP não estiver muito bem traçado e voltado para nossa realidade, novamente ficaremos a "deriva". Saliento a importância da reflexão de vocês sobre o assunto, que devemos refletir e lutar por tal questão, que sabemos que hoje fala-se muito em Inclusão, mas de fato será que ela realmente ocorre?
Olá à todos! Me chamo Louíze Mafra, sou aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. O trabalho intitulado Base Nacional Comum Curricular: adaptações curriculares no contexto da educação inclusiva, deriva de meu projeto de dissertação e tem como principal objetivo tecer discussões acerca da exigência de uma base curricular comum para a educação básica, especificamente ao que se refere a modalidade de Educação Especial a partir de uma perspectiva inclusiva. A esse respeito, analisar o documento em vigor que normatiza e orienta os processos de ensino e aprendizagem através da estrutura curricular e suas possibilidades de adaptações para alunos com necessidades educacionais especiais torna-se vital, diante das diversas singularidades que envolvem nossos estudantes. Por isso, convido todos a participarem, expondo suas ideias e trocando informações, aqui falaremos não apenas sobre a estrutura curricular, mas também sobre outros temas que circundam a BNCC, como formação de professores, prática docente e novas alternativas para que possamos juntos construir uma educação mais justa, democrática e inclusiva!
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho apresentado!
Segue certificado pela apresentação.
Obrigada por participar do V COLBEDUCA!
Abraços e até a próxima
Parabenizo a apresentadora pelo trabalho e suas intervenções no fórum, assim como parabenizo os participantes. Emergir no campo do currículo com um olhar crítico e diferenciado nos remete traçar, pesquisar e desenvolver ações mais emancipatórias. Sigamos nessa caminhada junto com nossos coletivos. Um abraço em todos/as!
Olá Louíze ! Parabéns pela pesquisa! Tema pertinente e necessário, diante do contexto atual. Conceitos como inclusão e exclusão vêm sendo debatidos em muitas vertentes, contudo, há ainda muitas perguntas a serem respondidas e um caminho longo a ser trilhado. Abraços.
Olá, Louíze. E demais participantes!
Sejam bem vindos/as!
Sou a mediadora do grupo constituído para as discussões do Desenvolvimento Curricular enquanto eixo de trabalho.
Nas tratativas de seu trabalho foram destacadas questões problematizadoras e importantíssimas para o debate sobre as adaptações curriculares necessárias para fomentar proposições e práticas no contexto da educação inclusiva concernentes à BNCC.
Foram pontuados itens referentes às diferentes versões da BNCC que levaram a conclusão de que não foram observadas mudanças quanto às orientações para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas.
No fórum, algumas questões pertinentes foram levantadas, mas para a discussão de todo grupo deixo o questionamento referenciando o destaque do seu último slide para pensarmos em possibilidades: como fomentar uma política de formação de professores com ênfase na inclusão/diversidade é essencial para que a BNCC possa de fato auxiliar e maximizar a aprendizagem de alunos com NEE?
Parabéns pelo trabalho! Realmente muito importante a discussão, pois a BNCC não dá conta das questões referentes a inclusão.
Boa Tarde @Louíze Mafra ! Parabéns pelo trabalho, a BNCC não dá conta da inclusão quando pensa no comum, os alunos de inclusão não aparecem no texto legal que é para ser nacional. Onde ficarão esses alunos? Discutir como serão atendidos é primordial para avançarmos e garantir qualidade da educação. Sucesso! Sigamos discutindo.Abraços
Bom dia! Parabéns pelo trabalho! Compartilho de tal inquietação, quando me deparei com o documento e realizei a leitura me deparei com um documento que não trata da Educação Inclusiva da maneira como tal deve ser tratada. Hoje, nossa realidade quanto a Inclusão é bastante precária, digamos, professores e escolas fazendo o possível e o impossível para que os alunos sintam-se a menos acolhidos, pois nos deparamos com estruturas precárias, formação deficitária e auxilio pedagógico cada vez mais inexistente. Me assombra um documento que tem como objetivo orientar tal caminho a seguir, que trate a educação inclusiva de forma tão distante. Se não tivermos em nossos documentos orientadores locais algo bem definido e nosso PPP não estiver muito bem traçado e voltado para nossa realidade, novamente ficaremos a "deriva". Saliento a importância da reflexão de vocês sobre o assunto, que devemos refletir e lutar por tal questão, que sabemos que hoje fala-se muito em Inclusão, mas de fato será que ela realmente ocorre?
Obrigada!
Olá à todos! Me chamo Louíze Mafra, sou aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. O trabalho intitulado Base Nacional Comum Curricular: adaptações curriculares no contexto da educação inclusiva, deriva de meu projeto de dissertação e tem como principal objetivo tecer discussões acerca da exigência de uma base curricular comum para a educação básica, especificamente ao que se refere a modalidade de Educação Especial a partir de uma perspectiva inclusiva. A esse respeito, analisar o documento em vigor que normatiza e orienta os processos de ensino e aprendizagem através da estrutura curricular e suas possibilidades de adaptações para alunos com necessidades educacionais especiais torna-se vital, diante das diversas singularidades que envolvem nossos estudantes. Por isso, convido todos a participarem, expondo suas ideias e trocando informações, aqui falaremos não apenas sobre a estrutura curricular, mas também sobre outros temas que circundam a BNCC, como formação de professores, prática docente e novas alternativas para que possamos juntos construir uma educação mais justa, democrática e inclusiva!